sábado, 24 de junho de 2017

Câmara de Mogi cobrou da Educação aumento de verba para creche

23 de junho de 2017  QUADRO DESTAQUE  
Assunto foi debatido em Comissão de Saúde. (Foto: Marcelo Alvarenga/ CMMC)
Secretaria de Educação prestou contas do primeiro quadrimestre na Câmara. (Foto: Arquivo)
Assunto foi debatido em Comissão de Saúde. (Foto: Marcelo Alvarenga/ CMMC)
A necessidade de ampliação das verbas para creches subvencionadas, a preocupação com a situação financeira da Secretaria Municipal de Educação e melhorias para alunos deficientes foram alguns dos questionamentos feitos ontem pelos vereadores à responsável pela Pasta, Juliana Guedes, durante a audiência de prestação de contas do primeiro quadrimestre do ano, na Câmara de Mogi. Na ocasião foi anunciada a publicação do decreto, que possibilita a contratação de professores para atender necessidade temporária e excepcional em substituição aos afastamentos de docentes, após as salas serem oferecidas a profissionais da rede municipal de ensino.

Nestes primeiros quatro meses de 2017, foram empenhados R$ 117.895.211,48, o que corresponde a 41,52% dos recursos aplicados na Educação. “Este recurso representa os valores totais de contratos que foram empenhados neste primeiro quadrimestre e serão utilizados durante o ano todo”, explicou a secretária. Dos recursos do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, 83,65% foram aplicados na folha de pagamento dos profissionais do magistério e outros servidores.


“O que preocupa é a condição financeira. Oitenta e quatro por cento estão sendo gastos com folha de pagamento. É um número alto. A queda na arrecadação e o aumento nas despesas são assuntos que precisam ser acompanhados e que preocupam”, avaliou Mauro Araújo (PMDB), presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara.

Outra questão abordada são as queixas das creches subvencionadas, que tiveram de conceder reajustes salariais aos seus funcionários na ordem de 10%, mas receberam da Prefeitura correção aproximada a 6% nos repasses. Segundo a secretária, estão sendo estudados possíveis reajustes para o próximo ano. “Porque o orçamento de 2017 já estava comprometido”, disse.

Além de Araújo, participaram do evento o presidente do Legislativo, Carlos Evaristo (PSD), e os vereadores Antonio Lino da Silva (PSD) e Jean Lopes (PCdoB).

Fonte:O Diário de Mogi