sábado, 24 de junho de 2017

Suzano: Secretaria de Saúde conquista verba estadual de R$ 349 mil

Procedimentos começarão a ser realizados a partir do fim do mês de julho; fila de espera é de 817 casos
Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano


Guillaumon foi até Brasília providenciar os repasses
A Prefeitura de Suzano conquistou nesta semana verba estadual no valor de R$ 349 mil para cirurgias de catarata. Em reunião realizada na segunda-feira, em São Paulo, com o secretário de Estado da Saúde, David Uip, o chefe da pasta municipal de Saúde, Luís Cláudio Rocha Guillaumon, teve a confirmação do montante. Herdada pelo atual governo da gestão anterior, a fila de espera abarca 817 casos. Os procedimentos terão início no fim do mês de julho.
A ação faz parte de uma das premissas do Poder Executivo suzanense, que, na área da Saúde, busca retomar os investimentos e as subvenções que não contaram, anteriormente, com a mobilização necessária. A expectativa é que os procedimentos cirúrgicos tenham início dentro de 30 dias aproximadamente, após o alinhamento do cronograma de atendimento. A prioridade será a demanda reprimida, conforme ressalta Guillaumon.
"Essa é uma ação importante, que visa equacionar a fila de espera por cirurgias de catarata. Já estamos organizando as equipes e a estrutura necessária para atender essa demanda de forma ordenada. Todos os procedimentos serão feitos na Santa Casa de Misericórdia de Suzano, que, em razão de sua característica de atendimento regional, poderá até sediar intervenções de outras cidades, por meio de parcerias com outras prefeituras", acrescenta o secretário municipal de Saúde.
Brasília
Na terça-feira, o secretário foi até Brasília para providenciar repasses por parte do governo federal para diversos projetos. As tratativas, no entanto, teriam de ter início em 2013. Segundo Guillaumon, por falta de gestão administrativa, as negociações não tiveram êxito. Algumas das propostas retomadas vão permitir a reforma e a conclusão de Unidades Básicas de Saúde (UBS's); a subvenção de equipamentos de média e de alta complexidade da Santa Casa de Suzano; bem como a implantação de programas da União de acompanhamento clínico domiciliar.
"Nosso objetivo, em Brasília, foi desburocratizar investimentos fundamentais para a cidade e que podem ser até perdidos. Fiz questão de ir ao Ministério da Saúde para fundamentar a necessidade desses recursos para o município e garantir uma estruturação da rede básica de saúde. A ida ao Distrito Federal foi muito importante para Suzano. Esperamos que, dentro das próximas semanas, tenhamos a confirmação dessas benfeitorias para a cidade", conclui Guillaumon.

Fonte:Mogi News