sábado, 17 de dezembro de 2016

QUADRO DESTAQUE: Entrevista: Rinaldo Sakai, secretário de Desenvolvimento

17 de dezembro de 2016  QUADRO DESTAQUE  
Rinaldo Sadao Sakai vai integrar gestão de Marcus Melo. (Foto: Arquivo)
Rinaldo Sadao Sakai vai integrar gestão de Marcus Melo. (Foto: Arquivo)

LUCAS MELONI
Rinaldo Sadao Sakai, de 49 anos, é um dos nomes confirmados pelo prefeito Marcus Melo (PSDB) para o seu secretariado. Ele assumirá o comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, hoje ainda dirigida pelo comerciante Osvaldo Bolanho. Sob a responsabilidade dele está a instalação de 29 empresas que devem chegar a Mogi das Cruzes nos próximos anos. Da experiência na Câmara Municipal, onde está em sua segunda legislatura, Sadao leva o aprendizado de costurar articulações, além, claro, do forte apoio do seu partido, o PR, que compõe o próximo governo. Ele fala sobre a possibilidade de propor a criação de legislações específicas de incentivo a alguns segmentos econômicos, a exemplo do que já existe para a chegada de empresas de call center.

Sadao tem alguns pensamentos alinhados com a Pasta que assumirá. Parte disso deve-se ao fato de que nos últimos anos, o vereador presidiu a Comissão Permanente de Finanças e observou a chegada – e partida – de diversas empresas da Cidade.


“Neste meio tempo adquiri conhecimento sobre o orçamento de Mogi, sobre como funciona o organismo que é a Cidade. Claro que ainda preciso me orientar sobre os processos que estão em andamento, mas os projetos que dão certo podem continuar”, afirmou.

A reportagem questionou Sakai a respeito da possibilidade de implantar legislações específicas para cada setor. Em Mogi das Cruzes, as empresas de call center têm incentivos fiscais para funcionar no Município. Entre as vantagens fiscais está o desconto de 10% de imposto sobre a folha de pagamento a partir de 500 funcionários. O novo secretário ressaltou que a medida é possível, mas alertou para o risco de guerra fiscal. “É uma medida que pode ser aplicada. Não vejo problema quanto a isso. Outras áreas de grande importância à economia podem ser contempladas, porém, é preciso ter cuidado em relação à guerra fiscal. Muitas cidades têm caído nesta guerra fiscal para atrair grandes empresas. A gente vive um momento difícil na economia como um todo e, como poder público, a gente não pode permitir que as finanças sejam comprometidas desta forma”, disse.

Apoio político
Sadao é um nome forte do PR local, cujo diretório ainda tem grande influência do ex-deputado federal Valdemar Costa Neto. Ele próprio teria tratado de costurar a aliança do PR com a chapa PSDB-PSD para a gestão de Marcus Melo. Além de garantir um lugar no secretariado ao PR, Melo mostrou estar disposto a ter um bom relacionamento com a Câmara, já que convidou um vereador (reeleito) para fazer parte do governo.

O apoio do partido foi o que impulsionou Sadao a assumir. “Antes de aceitar o convite (feito pouco mais de duas semanas antes do anúncio), eu pensei muito e fui consultar o partido para saber se eu teria respaldo, apoio político e financeiro (por meio de emendas) para desempenhar os projetos estipulados. Conversei muito com o deputado Marcos Damasio e ele me disse que poderia contar com ele. Eu até brinquei dizendo que já estou contando mesmo”, afirmou.

Saída da Câmara
Reeleito com 2,8 mil votos para o terceiro mandato, Sadao diz que os eleitores dele não ficarão insatisfeitos com a sua saída para a Prefeitura. “É parte de um processo. Eles sabiam que se eu não fosse reeleito, trabalharia do meu escritório de despachante e contabilidade. Eu sempre digo que eles sabem onde me encontrar (o local fica na Rua Olegário Paiva). Vou tentar ajudar a Cidade da Prefeitura e acho que vou conseguir fazer mais do que na Câmara”, comentou.

Com a saída de Sakai, Emerson Rong (PR), primeiro suplente do partido, assume. Ele é vereador na atual legislatura, mas não tinha conseguido se reeleger.


Perfil
Formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Rinaldo Sadao Sakai é presidente da Comissão Permanente de Finanças da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes e tentou, sem sucesso, no ano passado ser presidente do Legislativo. Na ocasião, ele perdeu a disputa para o vereador Mauro Araújo (PMDB).

Da disputa, Sadao garante que não ficou rusgas. “Converso com o Mauro normalmente”, disse à reportagem. No papel de secretário, Sadao terá que organizar a agenda para não prejudicar um de seus hobbies: pedalar. E ele pedala muito. Faz trilhas pelo Alto Tietê e Vale do Paraíba. Também corre. Com orgulho, exibe medalhas de uma meia maratona e uma maratona completadas em Orlando, na Flórida, no ano passado.

Fonte:O Diário de Mogi