domingo, 20 de novembro de 2016

Stefany Leandro Tráfego Semáforos inteligentes serão instalados em mais 13 pontos

Objetivo, segundo a prefeitura, é garantir maior fluidez no trânsito; equipamentos funcionarão ainda este ano

Foto: Daniel Carvalho
Mesmo com câmeras ao lado, equipamentos não multam, afirma a prefeitura
A Prefeitura de Mogi das Cruzes pretende ampliar o número de semáforos inteligentes no município. Até o momento, 13 pontos já foram selecionados para receber o sistema, que tem por objetivo garantir maior fluidez no trânsito.
Atualmente, o sistema está implantado em dois pontos da cidade: no cruzamento das avenidas Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e Prefeito Carlos Alberto Lopes, no Caputera, bem como no entroncamento das avenidas Lourenço de Souza Franco e Anchieta, na Vila Nova Jundiapeba.
O modelo, instalado em setembro do ano passado, é computadorizado e funciona de forma integrada com uma câmera. Devido a essa estrutura, muitos motoristas acreditam que o equipamento é utilizado para a aplicação de multas. No entanto, sua finalidade não é registrar infrações cometidas no trânsito, mas sim garantir maior fluidez no tráfego de veículos.
Na prática, as informações da câmera são processadas e permitem que o semáforo aumente ou diminua o tempo da luz verde, de acordo com o volume de carros na via, o que permite mais agilidade.
Nos modelos convencionais, os tempos são programados antecipadamente, com base na análise histórica do movimento de carros. Porém, ao longo do dia, a quantidade de veículos varia, fazendo com que, muitas vezes, o motorista permaneça com o semáforo fechado, mesmo que não haja movimento no sentido contrário.
De acordo com a administração municipal, está prevista a implantação dessa tecnologia nos cruzamentos das avenidas Yoshiteru Onishi com a Prefeito Waldemar Costa Filho; Japão com a Kaoru Hiramatsu, bem como no encontro da rua Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar com a avenida Cavalheiro Nami Jafet. No primeiro local, a instalação deve ocorrer até o fim deste ano. Já nos demais, a efetivação depende do término das obras que estão sendo realizadas atualmente nestas vias.
Ainda segundo a prefeitura, há também outros cruzamentos que devem receber o sistema inteligente. Nestes casos, no entanto, a implantação se dará através de medidas mitigadoras e contrapartidas que estão sendo implantadas ou serão propostas por meio de Polos Geradores de Tráfego (PGT).
No encontro das ruas Doutor Deodato Wertheimer e Gastão Costa, por exemplo, a Secretaria Municipal de Transportes estuda fazer um projeto-piloto para tecnologia em tempo real com o pedestre, que não necessitará mais acionar a botoeira. 
Já em relação ao investimento necessário, para que essas medidas se concretizem, informou que tudo depende do tipo de cruzamento e da quantidade de câmeras no ponto em questão. "Para implantar essa tecnologia em um cruzamento já funcionando com sinalização semafórica, o custo é de R$ 30 mil. Isso inclui módulo e cabo de comunicação, sistema de interface e câmera", explicou a pasta.
Confira os locais:
Avenida Yoshiteru Onishi x Avenida Prefeito Waldemar Costa Filho
Avenida Japão x Avenida Kaoru Hiramatsu
Avenida Cavalheiro Nami Jafet x Rua Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar
Avenida Fernando Costa x Rua Basílio Batalha
Avenida Fernando Costa x Avenida Maria Osório do Valle
Avenida Laurinda Cardoso de Mello Freire x Rua José Urbano Sanches
Avenida Laurinda Cardoso de Mello Freire x Rua Sérgio Plaza
Avenida Laurinda Cardoso de Mello Freire x Rua Prof. João Cardoso Pereira
Avenida Francisco Ferreira Lopes x Rua Alberto Alves
Rua Duarte de Freitas x Rua Barão de Jaceguai 
Rua Dr. Deodato Wertheimer x Rua Gastão Costa 
Avenida Pref. Francisco Ribeiro Nogueira x Rua Dr. Gabriel Prestes
Avenida Pref. Francisco Ribeiro Nogueira x Rua José Antonio Rosa

Fonte:PMMC Mogi News