domingo, 20 de novembro de 2016

Centro de Hemodiálise Ferraz aguarda implantação da unidade



Foto: Daniel Carvalho
Não há previsão para o início do serviço na cidade
A viabilidade para a implantação de um Centro de Hemodiálise em Ferraz de Vasconcelos está longe de se tornar realidade. Há dois anos, a Prefeitura anunciou o planejamento para a implantação do serviço que atenderia os pacientes da cidade, que, inclusive, depende de recursos do Estado. O projeto não avançou e a Secretaria Estadual de Saúde informou que ainda estuda o projeto para a implantação do serviço no Hospital Regional "Dr. Osíris Florindo Coelho", mas não deu detalhes e prazos.
A Secretaria Municipal de Saúde, que, atualmente, é comandada por Ricardo Zapata, informou que, no momento, "não há previsão ou planejamento" para a construção da unidade no município, que dependia, inclusive, de aval do Estado.
O anúncio da implantação foi feito em agosto de 2014, por Luís Cláudio Guillaumon, o secretário de Saúde da época. A notícia foi dada durante audiência pública de prestações de contas da pasta, na Câmara de Ferraz. Na ocasião, foi informado que os pacientes ferrazenses são obrigados a fazer o tratamento, em média, três vezes por semana, fora da cidade.
O então secretário havia informado que faltava o aval do Estado para a prefeitura iniciar a instalação do equipamento. Também foi confirmado que o atendimento na piscina de hidroterapia seria reativado no Jardim Castelo.
A maioria dos pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda fazem o tratamento fora da cidade, inclusive na capital paulista. O Alto Tietê disponibiliza o serviço em algumas cidades. O Instituto de Nefrologia de Suzano está instalado na rua Gato Cinzento, na Vila Urupês; em Mogi das Cruzes no Alto do Ipiranga, na rua Gaspar Conqueiro. A unidade de Itaquaquecetuba, foi inaugurada, há um ano, em um setor do Hospital Estadual Santa Marcelina.
O Departamento Regional de Saúde (DRS) da Grande São Paulo informou que o Alto Tietê conta com seis serviços credenciados para a realização de sessões de hemodiálise. "Esses serviços atendem, em média, 1,3 mil pacientes", informou.(F.F.)

Fonte:Mogi News