domingo, 20 de novembro de 2016

Cultura Afro-Brasileira: Dia da Consciência Negra terá diversos eventos culturais

Prefeituras da região prepararam ações em alusão à data, como música, exposições e feira gastronômica

Foto: Divulgação

Um dos locais com maior quantidade de atividades programadas será a Praça da Bandeira, em Santa Isabel
O dia da Consciência Negra celebrado hoje será marcado por diversos eventos culturais de forma gratuita nas cidades do Alto Tietê. As prefeituras da região prepararam uma programação especial com peças de teatro, apresentações musicais, exposições e homenagens. Embora este ano a data seja em um domingo, o dia 20 de novembro também é feriado em algumas cidades da região como Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Santa Isabel, Arujá, Biritiba Mirim e Salesópolis.
Em Suzano, o Centro de Educação e Cultura "Francisco Carlos Moriconi" será palco para o show "Canto das Três Raças", apresentado pela Banda Ukié, que vai mostrar a importância da cultura afro-brasileira, em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O repertório do espetáculo conta com clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), de autoria de compositores como Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e Martinho da Vila, além de outros músicos consagrados no cenário da música nacional.
O show tem duração de 60 minutos e está marcado para ter início às 19 horas. O Centro Cultural está localizado na rua Benjamin Constant, 682, no prédio da biblioteca municipal.
A maior programação em alusão à data na região acontecerá no município de Santa Isabel, com danças culturais, desfiles, show de samba, entre outras apresentações. Todas as atrações acontecerão na Praça da Bandeira. Às 18h30, o Auditório da Secretaria Municipal de Cultura vai sediar palestras com o tema "Respeito à Diversidade Religiosa".
Ao meio-dia de hoje, o espaço será palco para apresentações de danças e capoeira. Além disso, a praça vai abrigar a Feira Gastronômica Afro-Brasil e exposições, também a partir das do meio-dia. Às 13 horas está marcado o Samba de Roda.
Mais tarde, a partir das 18 horas, haverá uma exposição de grafite. Em seguida, às 20h30, o público poderá apreciar o desfile Afro-Brasil e, às 21 horas, um show de samba.
A Praça de Eventos de Poá também não ficará de fora das comemorações nesta importante data para o povo brasileiro. A União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora (UNEafro) do município organizou para hoje a Festa da Consciência Negra, que vai acontecer das 9 às 22 horas. O evento conta com diversas atrações culturais e, do meio-dia até às 16 horas, haverá ainda a tradicional feijoada, cujo convite custa R$ 10.
Em Ferraz de Vasconcelos a Secretaria de Educação programou uma mostra sobre o tema "Africanidade", que vai expor trabalhos feitos por alunos da rede municipal de ensino do município. A exposição, porém, ficará disponível apenas nos dias 29 e 30 de novembro, das 9 às 17 horas, no hall do Centro de Integração à Cidadania (CIC), localizado na avenida Américo Trufelli, 60, no Conjunto Residencial José Chacon Moriel.
Câmara homenageia luta contra racismo
O Dia Nacional da Consciência Negra foi oficializado em 2003, pela Lei 10.639, que prevê o estudo da história da África, bem como a luta dos negros no Brasil e seu papel na formação da sociedade nacional, resgatando a cultura e a identidade desse povo, já que ele também tem forte influência religiosa no Brasil
O Dia Nacional da Consciência Negra foi oficializado em 2003, pela Lei 10.639, que prevê o estudo da história da África, bem como a luta dos negros no Brasil e seu papel na formação da sociedade nacional, resgatando a cultura e a identidade desse povo, já que ele também tem forte influência religiosa no Brasil.
Para marcar a importância da data, a Câmara de Mogi das Cruzes entregou, na última sexta-feira, o prêmio "Medalha Zumbi dos Palmares", com o intuito de reconhecer pessoas que atuam no combate ao racismo.
Preconceito
Nesta semana, a empresa 99 Táxi divulgou uma pesquisa na qual aponta que 46% das pessoas que usam transporte individual afirmaram ter sofrido algum tipo de preconceito racial. De acordo com os estudos, cerca de 49%, dos 10,6 mil passageiros que responderam ao questionário, se identificam como pessoas com algum nível de afrodescendência.
Segundo a gerente de treinamento da 99 Táxi, Roberta Castro, a questão de discriminação racial é um problema cultural do País e a pesquisa mostra que é fundamental encarar o assunto de frente. "O mundo ideal seria que isto não acontecesse, mas sabemos que há passageiros que passam por este tipo de situação nas corridas. Queremos olhar para esta questão e entender qual a melhor maneira de incluir a todos", explica. (F.F.)
Portal faz lista de autores essenciais
O dia da Consciência Negra, comemorado hoje, é dedicado à luta por igualdade e reconhecimento da população negra na construção da identidade nacional
O dia da Consciência Negra, comemorado hoje, é dedicado à luta por igualdade e reconhecimento da população negra na construção da identidade nacional. Na literatura, em diferentes épocas, escritores negros retrataram a própria situação e da sociedade em que viviam. Nas escolas da rede estadual de São Paulo, parte desse conteúdo faz parte do currículo do Ensino Fundamental e Médio, o que ajuda, e muito, a disciminar o conhecimento da origem do nosso País.
Além das bibliotecas e salas de leitura, a maioria das obras está disponível, de forma gratuita, no portal Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br [1]). No endereço também é possível conferir a coleção História Geral da África, organizada pela Unesco. O espaço contempla obras de autores como Machado de Assis, Carolina Jesus, João do Rio e Lima Barreto. (F.F.)

Fonte:Mogi News