quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Qualificação Primeira-dama do Estado vem a Mogi inaugurar polo de Escola de Moda

 Qualificação
Primeira-dama do Estado vem a Mogi inaugurar polo de Escola de Moda
A Prefeitura buscará um espaço para instalar o programa que oferecerá cursos gratuitos do segmento de moda
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Ney Sarmento PMMC

A primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, compareceu a Mogi onde inaugurou o polo da Escola de Moda, junto ao prefeito e sua esposa
Mogi das Cruzes terá uma Escola de Moda, projeto de qualificação profissional e capacitação do Fundo Social de Solidariedade do governo estadual. A Prefeitura buscará um espaço para instalar o programa que oferecerá cursos gratuitos de modelagem, além do corte e costura já existente na cidade, mas que terá a quantidade de alunos ampliada.

O anúncio foi feito durante a inauguração do Polo Regional da Escola de Beleza, que contou com a participação das presidentes dos Fundos Sociais municipal e estadual, respectivamente, Mara Bertaiolli e Lu Alckmin.

A unidade inaugurada oficialmente na tarde de ontem atenderá a comunidade mogiana na Rua João Mafra Machado, nº 221, na Vila Brasileira. O local funciona por meio de uma parceria como o Instituto Amor Misericordioso.

Em Mogi, as vagas colocadas à disposição no polo são para aulas de assistente de cabeleireiro, manicure e pedicure, maquiagem e depilação/ desing de sobrancelhas. O curso dura dois meses. As primeiras turmas já tiveram início em 30 de agosto.

"O que nós queremos é, ao invés de dar o peixe, ensinar a pescar. Já falei para a Mara e sei que ela já tem o corte e costura aqui em Mogi, mas ela pode ampliar a quantidade de técnicas. Demos um ´up´ no corte e costura e temos também a modelagem. Estão faltando modelistas no Estado", contou a primeira dama de São Paulo. 
Ela frisou, ainda, que o projeto de qualificação profissional oferecido por meio das Escolas de Moda, Beleza e Construção Civil tiveram início em 2011. "A Mara (Bertaiolli) pediu um polo regional de beleza e agora ela terá condições de capacitar toda a população mogiana", disse Lu. "Os municípios vizinhos também poderão ser beneficiados com o projeto. Não será um polo, mas é possível contar com um dos cursos", afirmou. 
As cidades que manifestarem interesse, como Ferraz de Vasconcelos, precisarão capacitar os futuros professores e indicar um local. Essa capacitação será realizada no polo em Mogi e na sede do Fundo Social do Estado, na capital. 
Para as escolas de moda, o governo estadual fornece três máquinas de costura industriais retas, duas overloques, e 300 metros de tecido. Já para a Escola de Beleza, o Estado coloca à disposição um professor, uniforme, mobília e, ainda, fornece o recurso para a compra dos insumos. 

Novo espaço
Mara Bertaiolli contou que buscará, a partir de agora, um espaço adequado e a parceria com uma entidade para instalar a Escola de Moda, assim como ocorre com o polo. "Vamos seguir com a filosofia de instalar unidades do Fundo Social nos bairros com os maiores índices de vulnerabilidade social. Já temos o corte e costura que é itinerante, mas a escola vai ampliar o leque de oportunidades", afirmou.

Fonte:Mogi News