sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Qualificação Parceria entre prefeitura e Fatec vai capacitar jovens

Qualificação
Parceria entre prefeitura e Fatec vai capacitar jovens
PMMC

Aulas são voltadas para a abordagem prática e análise de situações reais de trabalho
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceira com o Governo do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza, iniciou um programa de qualificação profissional voltado para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e adolescentes atendidos pela rede socioassistencial. A capacitação está sendo ministrada pela Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes (Fatec) e tem duração de cinco meses.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Eliana Mangini, a iniciativa é uma excelente oportunidade de qualificação para os adolescentes. "O principal objetivo do programa é possibilitar a inclusão social, a aquisição de habilidades e competências e, principalmente, o desenvolvimento profissional e pessoal dos adolescentes", explica. 
As aulas são voltadas para a abordagem prática e análise de situações reais de trabalho. Os conteúdos estão divididos por módulos referentes a temáticas atuais como Mercado de Trabalho (comunicação, marketing pessoal, relacionamento interpessoal), Empreendedorismo (identificação de talentos, características empreendedoras, técnicas de planejamento e desenvolvimento profissional, desenvolvimentos de habilidades e criatividade) e Introdução à Informática (windows, word, excel e internet).

A professora de Administração e GQC - Gestão de Qualidade e Certificação, Edda Wagner, que é responsável por ministrar as aulas do primeiro módulo do programa de qualificação aos adolescentes na Fatec. O objetivo da instituição é oferecer oportunidade de qualificação junto à comunidade local, cumprindo também o seu papel social. "É algo totalmente novo. Sou professora há 30 anos de graduação e pós-graduação e esta é a primeira vez que ensino para uma turma de segundo grau. Espero poder colaborar em todos os sentidos, principalmente na qualificação profissional e na preparação deles como pessoas", afirma a educadora. 
Dados 
No último mês de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu a capacitação sobre "Adolescente em cumprimento de Medida Socioeducativa", voltada para entidades e profissionais da rede socioassistencial para a recuperação desses jovens. 
Durante o evento, foi apresentado que, atualmente, o município soma 102 jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em entidades da região, sendo 24 em liberdade assistida, 31 prestando serviços à comunidade e 47 cumprindo as duas medidas. 

Fonte:Mogi News