Durante posse do novo Secretário Estadual de Saúde, deputado André do Prado pediu mais investimentos para hospitais do Alto Tietê
O novo Secretário de Estado da Saúde, David Uip, garantiu nesta quinta-feira (05), durante a cerimônia de posse para assunção ao cargo, que realizará uma série de ações de reestruturação no Hospital Geral de Ferraz de Vasconcelos. O anúncio foi comemorado pelo deputado estadual André do Prado (PR) que fez questão de prestigiar a posse do novo comandante da pasta, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes. Na oportunidade, o parlamentar pediu ao Secretário de Saúde mais investimentos para hospitais e santas casas da Região do Alto Tietê. Para isso, André do Prado já solicitou uma audiência para apresentar os projetos e demandas apontadas pela Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, coordenada por Prado, com objetivo de dar sequencia aos investimentos que estavam sendo realizados e previstos nas unidades de saúde da região.
“Ficamos muito contentes com o anúncio de novos investimentos para o Hospital de Ferraz de Vasconcelos, que realmente precisa de melhores estruturas, como a ampliação nos quadros médicos da unidade. Conversamos com o novo Secretário de Saúde para apontar que o Alto Tietê merece atenção especial às unidades de saúde, que dependem ativamente de recursos do governo estadual e federal para suprir a carência de atendimento, estrutura e ampliação de leitos hospitalares e de UTI, além de insumos na atenção básica e especializada de saúde. Mostramos a ele que percorremos os hospitais e presenciamos a necessidade de melhorias na área”, disse André do Prado.
O parlamentar acredita que a chegada do novo secretário não vai alterar o cronograma de investimentos já previstos pelo governador Alckmin para a saúde do Alto Tietê, mas que é preciso um trabalho no sentido de demonstrar as prioridades e principais demandas dessas instituições, tendo em vista o contato permanente com os diretores dessas unidades. “Esperamos que novos investimentos sejam direcionados as unidades, como já foi sinalizado para o Hospital de Ferraz. Vamos continuar incessantemente na intermediação entre os municípios e o governo estadual. Estamos na expectativa de garantir resolutividade nos atendimentos de oncologia/câncer, além da implantação de mais leitos para o setor de dependentes químicos e a ampliação de leitos hospitalares e de UTI, para atendimento aos municípios que tanto necessitam, devido a falta de estrutura adequada de muitas unidades locais”, argumentou André do Prado.
A situação precária que vem sendo enfrentada pelas Santas Casas do Alto Tietê e do Estado de São Paulo é preocupação constante do parlamentar, que é membro da Frente Parlamentar das Santas Casas. “Só no Estado de São Paulo, essas entidades respondem por metade dos leitos públicos, sendo que a maioria das instituições está localizada em cidades de até 30 mil habitantes, se posicionando, portanto, como principal centro de referência em atendimento à saúde da população de boa parte do Estado”, destacou André do Prado.
O secretário de Sáude, David Uip, colocou-se à disposição do deputado André do Prado em atenção às solicitações apresentadas e informou que está fazendo uma avaliação dos investimentos previstos no Alto Tietê para ver como eles se encontram. “Estamos esperançosos e vamos dirigir com muita responsabilidade a saúde do Alto Tietê e do Estado de São Paulo, o que significa levar saúde de qualidade à população e contribuir com o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde”, pontuou.
O médico infectologista David Uip vai assumir a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a pedido do governador Geraldo Alckmin (PSDB), por possuir larga experiência administrativa no setor. Formado em medicina pela Fundação Universitária do ABC, na Grande São Paulo, fez mestrado e doutorado em doenças infecciosas e parasitárias na Faculdade de Medicina da USP, na qual também tem o título de professor livre-docente. É diretor do hospital Emílio Ribas e professor titular da Faculdade de Medicina do ABC, além de fazer parte do quadro de profissionais do Hospital Sírio Libanês. Entre os anos de 2003 e 2008 exerceu o cargo de diretor executivo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Fonte:Clarissa Johara