sábado, 5 de janeiro de 2013

Prevenção IPT mapeará áreas de risco em Mogi


Prevenção
IPT mapeará áreas de risco em Mogi
Ferraz de Vasconcelos, Santa Isabel e Biritiba Mirim também fazem parte do programa, que vai mapear 31 cidades
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação

Fotos áreas ajudam a identificar áreas com ocupações irregulares
Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Defesa Civil estadual vão visitar Mogi das Cruzes em fevereiro para recolher informações que farão parte do projeto Mapeamento de Áreas de Alto e Muito Alto Risco de Deslizamento e Inundação, que irá reunir informações de outras 30 cidades do Estado. Na primeira fase, que começou neste mês, outras três cidades da região também serão mapeadas: Ferraz, Santa Isabel e Biritiba Mirim. O objetivo é apontar o grau de risco de deslizamento e inundação nestes municípios e orientar as prefeituras sobre como erradicar ou diminuir o problema nas próximas temporadas de chuva.

O projeto tem duração de seis meses, irá integrar o Plano Preventivo de Defesa Civil Estadual e será realizado pelo Laboratório de Riscos Ambientais (LRA) do IPT. O relatório vai reunir mapas, imagens e documentação fotográfica em um Sistema de Informações Geográficas (SIG). O principal objetivo é subsidiar o gerenciamento das áreas e estabelecer parâmetros técnicos e sociais para diminuir o número de áreas potenciais de risco. "Procuramos incluir na lista municípios dos quais não tínhamos informações ou em que estes dados técnicos estivessem muito defasados em nosso banco de dados. Temos uma lista enorme de cidades do estado nestas condições. Para a primeira fase, escolhemos 31", explicou o geólogo e coordenador do projeto, Marcelo Gramati.

A ideia é enumerar as áreas onde há um risco alto de deslizamento e relacioná-las ao número de pessoas que podem ser afetadas com um incidente. "Deslizamentos e inundações podem causar a morte de pessoas, bloquear acessos e dificultar evacuações de urgência. São necessárias intervenções para diminuir estes riscos e o relatório vai ajudar as prefeituras a saber como fazer isto de maneira eficaz", disse.

Em 2008, técnicos do IPT estiveram em Mogi das Cruzes para avaliar os riscos de deslizamento em uma área de encosta do Jardim Layr. Poucos meses depois, a Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a remoção das famílias da área de risco. No último ano, outras ações, como a retirada de residências da encosta da Vila Oroxó, erradicou as áreas de risco iminente de deslizamento na cidade. A cidade também conta com um sistema de monitoramento fotográfico aéreo contra a ocupação irregular. 
"Em Mogi a Defesa Civil é atuante, então estes trabalhos já estão bem adiantados, mas iremos até a cidade para ajudar no que for necessário", garantiu Marcelo.

Fonte:Mogi News