sábado, 15 de dezembro de 2012

Tribuna Livre , Deus fala , Mauro Jordão


Tribuna Livre
Deus fala
Mauro Jordão
Segundo estudos do comportamento humano, diante de algumas deficiências dos nossos sentidos, se afirma que é bem mais excludente para uma pessoa idosa a diminuição da acuidade auditiva do que a visual. A roda de conversa tanto em família como em sociedade perde o sabor de participação das ideias mesmo que o idoso se sinta aquecido emocionalmente pela presença das pessoas amadas. Então, é mais proveitoso ouvir do que ver?
Alguns escribas e fariseus hipócritas pediram a Jesus algum sinal para que pudessem crer; Ele respondeu que nenhum sinal lhes seria dado, senão o do profeta Jonas. Uma geração má e adúltera, como disse Ele, não se satisfaz com sinais porque sua incredulidade e cegueira espiritual são tão grandes que nunca haverão de crer. A razão antes da fé impede a visão de Deus. A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus. A Bíblia é a Palavra de Deus revelada a nós para a nossa justificação através da fé.

O Velho Testamento mostra Deus falando ao povo, aos reis, aos príncipes e aos sacerdotes pelos profetas. No segundo domingo de dezembro se comemora o Dia da Bíblia, pois ela é a nossa única regra de fé e prática. Ela possui uma coleção de 66 livros; sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. A palavra testamento vem do latim e seu significado original é acordo, aliança e pacto.

No Antigo Testamento está registrado o antigo pacto de Deus com seu povo e ratificado por meio de Moisés, no Monte Sinai, escrito e nomeado Dez Mandamentos. O conjunto de livros que registram a nova aliança de Deus com os salvos por meio da Cruz de Cristo é o Novo Testamento.

Deus usou três degraus para demonstrar sua existência as suas criaturas: Revelação, Inspiração e Iluminação. Não é o ser humano pelo seu conhecimento e sabedoria que revela Deus, mas Ele mesmo por iniciativa própria se revelou a nós surgindo do transcendente para o imanente, do metafísico para a forma humana em Jesus.

O Natal é a festividade pelo nascimento do Deus Encarnado, do Emanuel (Deus Conosco), do Deus-Homem que veio habitar entre nós. Além da revelação geral que proclama as obras feitas pelas suas mãos em todo Universo e da Natureza que nos rodeia que é um dedo em riste apontando para Deus, temos a revelação especial da Sua vontade, escrita por escritores sob  inspiração divina, a Bíblia que nos guia pelo caminho do bem. A Escritura Sagrada nos dá a iluminação necessária, através do Espírito Santo, para a salvação. Deus fala, e você ouve?

Mauro Jordão, é médico ginecologista e colabora todo sábado neste espaço.

Fonte:Mogi News