sábado, 15 de dezembro de 2012

Educação e Meio Ambiente Novos secretários querem ampliar parcerias em 2013


Educação e Meio Ambiente
Novos secretários querem ampliar parcerias em 2013
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Rosemary assume Educação
Rosemary Roggero e Romildo Campello Filho, os novos secretários municipais da Educação e do Verde e Meio Ambiente, respectivamente, confirmaram que vão manter, durante a gestão de 2013/2016, a parceria entre as duas pastas para o desenvolvimento de projetos e ações voltados à educação ambiental.

O primeiro passo para estreitar o relacionamento entre as duas secretarias foi dado anteontem, durante reunião de equipes gestoras da Secretaria Municipal de Educação, realizada no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no Mogilar. Romildo Campello descreveu, no encontro, os projetos de ampliar a coleta seletiva no município, assim como reforçar atividades educacionais dentro dos três parques municipais, que estão sob gerenciamento da Secretaria do Verde e Meio Ambiente. 
"A proposta, que deve ser amplamente discutida, é a de implantar ações de conscientização de coleta seletiva numa região da cidade, incluindo as escolas e, mais tarde, levar esse projeto modelo para os demais bairros e distritos", informou Campello, em entrevista ao Mogi News. 
A região norte da cidade foi indicada para receber o "projeto modelo" de coleta seletiva, resultado dessa parceria entre Educação e Verde e Meio Ambiente. Lá, seriam incluídos no programa os seguintes bairros: Rodeio, Ponte Grande, Jardim Araci e Residencial Itapeti, além de condomínio Aruã. "A ideia é, além de colocar pontos de coleta, desenvolver ações e distribuir materiais didáticos que levem à formação e à informação dos populares, inclusive as crianças que são agentes multiplicadores", explicou Campello, que tem planos de, numa ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação, incluir quatro escolas neste projeto piloto.

Ainda segundo o novo secretário do Verde e Meio Ambiente de Mogi, as ações e o gerenciamento da Escola Ambiental da cidade continuarão sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação. A unidade, que funciona às margens da Rodovia Cândido do Rêgo Chaves, popularmente conhecida como Estradas das Varinhas, em Jundiapeba, é um centro de pesquisa e formação de professores das redes municipal, estadual e particular, em parceria com as universidades locais, instituições e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Por meio da Coordenadoria de Comunicação Social, a nova secretária de Educação, Rosemary Roggero, manifestou interesse na parceria e reforçou que os projetos estão ainda em fase de discussão.

Fonte:Mogi News