sábado, 15 de dezembro de 2012

Oficial Diplomação de políticos será no próximo dia 19


Oficial
Diplomação de políticos será no próximo dia 19
Vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos em outubro receberão um documento que comprova a validade do pleito em evento no Cemforpe
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

O Cemforpe, no Mogilar, foi o local escolhido para a realização da diplomação dos eleitos em Mogi
Os 23 vereadores, o prefeito e o vice-prefeito eleitos em Mogi das Cruzes receberão no próximo dia 19, quarta-feira, os diplomas que validam os votos conquistados durante as eleições municipais, realizadas em outubro. 
O evento ocorrerá no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), a partir das 14h30. Na eleição passada, em 2008, a solenidade ocorreu no período da noite. A expectativa é de que o local fique lotado com a presença dos familiares dos eleitos e dos apoiadores.

A cerimônia será presidida pelo juiz eleitoral Luiz Renato Bariani Peres, responsável pela 74ª Zona Eleitoral. O magistrado Marcos Alexandre Ambrogi, da 287ª Zona Eleitoral, também estará presente, assim como promotores da Justiça Eleitoral. 
O candidato eleito re-ceberá um documento oficial que comprovará a validade da eleição, correspondendo ao ato anterior à posse, que ocorrerá em 1º de janeiro do ano que vem. 
O roteiro do evento ainda não está definido, mas, caso siga as edições anteriores, os vereadores eleitos serão os primeiros a receber os diplomas. A entrega será por ordem alfabética. Em seguida, será a vez dos primeiros suplentes. O evento deve se encerrar com a diplomação do prefeito e de seu vice. 
Esta será a terceira vez consecutiva que o Cemforpe recebe o evento que valida os votos. O dia 19 é o prazo final para a diplomação, segundo determinação do calendário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A data também marca a véspera do recesso do Judiciário.

A Câmara Municipal teria sessão ordinária, mas, devido à cerimônia, ela foi antecipada para o dia 18, quando haverá duas sessões: uma às 15 horas e outra às 17 horas.

A responsável pela organização da cerimônia de diplomação será Cida Marques, chefe do Cerimonial da Câmara Municipal. "Sinto-me honrada em ser convidada pelo Judiciário para organizar este importante evento", disse. Será a sexta diplomação que Cida participará.

Região
Além de participar do evento que contará com os vereadores e o prefeito de Mogi, Cida Marques também coordenará a validação dos votos dos eleitos em Biritiba Mirim e Guararema, marcada para o mesmo dia, mas às 9 horas.

Há duas eleições municipais, o evento das cidades vizinhas também ocorre no Cemforpe. Antes, ele era realizado nos respectivos municípios. Quem presidirá a diplomação de Biritiba e de Guararema será a juíza Alessandra Laskowski, da 319ª Zona Eleitoral.

Fonte:Mogi News