domingo, 30 de dezembro de 2012

Radioterapia ainda está pendente em Mogi


Radioterapia ainda está pendente em Mogi

Serviço de radioterapia deve ser inaugurado no Luzia de Pinho Melo no segundo semestre de 2013 / Foto Arquivo

A área da Saúde tem alguns dos projetos mais aguardados pela população de Mogi das Cruzes que, assim como grandes obras dos governos Federal e Estadual, foram empurrados para 2013. Trata-se da implantação do serviço de radioterapia no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo e da construção da clínica para tratamento de dependentes químicos no Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcante. Ambos possuem caráter regional e, após a inauguração, beneficiarão todo o Alto Tietê.
A radioterapia será instalada no Luzia como parte do serviço de oncologia, depois que o Hospital do Câncer Doutor Flávio Isaías foi descredenciado do Sistema Único de Saúde (SUS). Quando os pacientes começaram a ser transferidos, o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, esteve em Mogi das Cruzes e garantiu que até o fim de 2012, o tratamento radioterápico também seria ofertado na unidade. Porém, no final de setembro, em visita a Suzano, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) admitiu que o prazo não seria cumprido.
No começo de dezembro, durante reunião na Capital, Giovanni Cerri informou ao deputado estadual André do Prado (PR), presidente da Frente Parlamentar do Alto Tietê, que ainda será preciso comprar o aparelho de radioterapia e fazer reformas no hospital para implantação do mesmo. Agora, a previsão da Pasta é de que o serviço seja inaugurado apenas no segundo semestre de 2013. A Secretaria de Estado da Saúde vem destacando que os pacientes não estão desassistidos e que todos estão sendo encaminhados ao Instituto do Câncer do Estado São Paulo (Icesp) para realizar as sessões.
Também ficou para 2013 a construção da futura clínica regional de dependentes químicos. A princípio, a licitação seria aberta neste ano, conforme informado a O Diário pela diretora do Hospital Doutor Arnaldo, Keila Alves Franchin, em meados deste ano. Porém, também em reunião com o deputado André do Prado, o secretário Giovanni Cerri informou que as obras deverão ser licitadas no decorrer do próximo ano. Diante das informações, o parlamentar fez a previsão de que a inauguração só deverá ocorrer em 2014.
A possibilidade de construção de uma clínica regional de dependentes químicos no Alto Tietê já se arrasta desde o mandato do ex-governador José Serra (PSDB). Na gestão anterior, o Estado chegou a assinar um termo de compromisso para viabilização do projeto, porém com a mudança de governo, o projeto foi engavetado. Várias câmaras municipais da Região enviaram moções de repúdio a Giovanni Cerri até que, sensibilizado, ele anunciou que construirá a unidade. A Secretaria da Saúde ainda não informou, ao certo, qual deverá ser o valor do investimento.(Júlia Guimarães)


Fonte:O Diário de Mogi