quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Parque Olímpico Moradores reclamam de transtornos causados por obras no Canudos


Parque Olímpico
Moradores reclamam de transtornos causados por obras no Canudos
Comunidade diz que trechos do bairro foram interditados, o que está dificultando a locomoção de várias pessoas
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Obras no córrego são de canalização e urbanização e, ao final, devem beneficiar a população
As obras de canalização do Córrego dos Canudos estão causando transtornos aos moradores da rua Rosa Aparecida Bertaiolli, no Parque Olímpico. Eles reclamam que, depois que as intervenções começaram, apareceram ratos, baratas e aranhas nas casas. Além disso, a saída do bairro ficou parcialmente interditada e a comunidade precisa dar uma grande volta para sair de suas residências.

A cabeleireira Catarina Macedo Silva, de 29 anos, explicou que o local onde mora não tem acesso para a rua Uva e por isso ela usava outro caminho para sair do bairro, mas, com as obras, esse trecho foi interditado e ela está enfrentando dificuldades. 
"Estamos isolados. Temos de andar pela encosta do rio para sair, levamos uns 15 minutos para chegar ao ponto de ônibus. À noite, também fica escuro e ninguém consegue passar".

Catarina contou ainda que, por causa da obra, muitas cobras e aranhas começaram a aparecer. "Já tinha baratas e ratos por aqui, mas ficou pior depois da obra. Os funcionários estão escavando o rio e os bichos começam a vir para as nossas casas. Estamos com medo das cobras e das aranhas, que são muito grandes", afirmou. 
Ela pede uma solução à Prefeitura. "Veio uma equipe da Prefeitura e marcou com os moradores para resolver o problema, mas depois ninguém mais apareceu. Queremos uma explicação e orientações. O Natal está chegando e vamos ficar isolados aqui", ressaltou.

Por meio da Coordenadoria de Comunicação Social, o secretário de Serviços Urbanos, Nilmar Ferreira, assegurou que pedirá à assistente social de plantão no local que procure a reclamante e tente ajudá-la. No decorrer de uma obra como essa, segundo Ferreira, há realmente a abertura de pequenos trechos para a movimentação de homens e máquinas, mas ele garantiu que nenhuma rua ou ligação importante das imediações foi interditada. A presença dos animais é decorrente do esgoto a céu aberto, que está sendo sanado com a obra.

A coordenadora municipal de Habitação, Dalciani Felizardo, informou que foram cadastradas 168 famílias que vivem às margens do Córrego dos Canudos, mas que ainda está sendo feito um levantamento so-bre quantas delas serão indenizadas e poderão continuar nos seus imóveis e quantas terão de ser transferidas e atendidas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. 
Já foram realizadas reuniões com as famílias para informá-las sobre o andamento do processo e há uma assistente social no local. A previsão é de que as transferências tenham início no começo de 2013.

Fonte:Mogi News