quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O Diário: 55 anos de conquistas


O Diário: 55 anos de conquistas
QUI, 13 DE DEZEMBRO DE 2012 00:00
A-A+


Tirreno Da San Biagio fundou o jornal em 1957 ao lado da esposa Neid / Foto Arquivo

Pelé, aos 16 anos, estreava na Seleção Brasileira e a antiga União Soviética lançava o Sputnik, primeiro satélite enviado ao espaço. Nesse mesmo ano, 1957, nascia em Mogi das Cruzes o jornal O Diário, matutino fundado pelo casal Tirreno e Neid Da San Biagio que da mesma forma como os fatos acima entraram para a história, passou a escrever diariamente a trajetória da Cidade.
Ao completar hoje (13) 55 anos de existência e 16.004 edições publicadas, o jornal continua pautado no idealismo dos seus criadores, que é o de defender, sem tréguas, o desenvolvimento de Mogi das Cruzes e Região.
Mas sem deixar de evoluir, de acompanhar o crescimento do Alto Tietê e de atentar-se ao novo perfil de leitores que esse século apresenta. O site de O Diário é uma mostra disso. Lançado há alguns anos, passa atualmente por uma fase de maturação, que inclui a inserção de notícias online, numa prévia do que no dia seguinte estará detalhado na edição impressa.
E as inovações não param por aí. O diretor de Redação, Spartaco Da San Biagio, destaca os investimentos na modernização do parque gráfico, os quais irão otimizar e melhorar a qualidade de impressão do jornal. O conjunto de máquinas, importado dos Estados Unidos, chegará em janeiro à sede da Rua Ricardo Vilela, 568, onde O Diário funciona há quatro décadas.
Com os novos equipamentos, será possível rodar um número muito maior de páginas, coloridas, num espaço de tempo infinitamente menor. Cinco horas, em média, serão suficientes para imprimir um jornal de 40, 60 e 80 páginas. Uma evolução gritante se comparada às seis páginas, preto e branco, de 1957, quando circularam as primeiras edições do matutino. Naquela época, no entanto, Mogi tinha cerca de 50 mil habitantes. Hoje, a população está próxima das 400 mil pessoas. (Mara Flôres)

Fonte:O Diário de Mogi