sexta-feira, 31 de agosto de 2012


Transporte
Expresso Leste chega a Mogi em dois anos
Construções e reformas de estações necessárias para a chegada dos trens à cidade devem ser concluídas até o fim de 2014, segundo o Estado
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes (à esq.), fez anúncios ontem, em reunião com o prefeito Marco Bertaiolli
O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, garantiu que, até o fim de 2014, mais tardar no início de 2015, devem ser concluídas as obras de construção reforma das quatro estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em Mogi das Cruzes e, consequentemente, a vinda em definitivo dos trens Expresso Leste. 
Em visita à cidade ontem, Fernandes informou que grande parte do projeto executivo das estações ferroviárias Estudantes e Central (Mogi das Cruzes) já está bastante adiantada e, nas próximas semanas, deve ser realizada a concorrência pública para contratação do projeto das estações de Brás Cubas e Jundiapeba.

"A Vetec Engenharia Ltda. foi a vencedora do processo licitatório realizado pela CPTM para a prestação de serviços técnicos e elaboração dos projetos executivos das Estações Mogi das Cruzes e acredito que até o fim do ano tudo esteja pronto e começaremos a contratar a obra no início de 2013. O mesmo deve acontecer com as estações Brás Cubas e Jundiapeba. Como cada reforma nas estações leva entre 12 e 18 meses, acredito que até o fim de 2014 todas estações sejam entregues", afirmou o secretário, confirmando que, neste mesmo período, o Expresso Leste também virá para a cidade definitivamente, o que diminuirá o intervalo das partidas de trem entre três e seis minutos. 

Estrutura
Dos projetos funcionais elaborados pela Prefeitura e aceitos pelo governo do Estado, há previsão de implantação de passagens subterrâneas para pedestres, escadas rolantes, elevadores, galerias e melhor acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais, com piso podotátil na entrada e na saída das estações.

Na área central, onde deve ser erguida uma nova estação a cem metros de distância da atual (que será demolida posteriormente), a previsão é de que sejam construídas duas passagens subterrâneas ligando o Mogilar ao centro da cidade: uma na Dr. Deodato Wertheimer com saída da Ricardo Vilela até a rua Hamilton da Silva Costa (sentido centro-bairro) e outra na Cabo Diogo Oliver até a avenida Adhemar de Barros (sentido bairro-centro). Na área entre as passagens subterrâneas e o terreno de 2 mil metros quadrados ocupados atualmente pela estação Mogi (ou Central), deverá ser construído um espaço comercial, uma espécie de shopping com praça, que pode ser feito por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Esta última obra fica sob responsabilidade da Prefeitura.

Fonte:Mogi News