sexta-feira, 31 de agosto de 2012

De Corolla preto


Jorge Moraes
De Corolla preto
O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes, prometeu voltar ao Alto Tietê no mês de setembro para a viagem inaugural do Expresso Leste, de trem, de São Paulo até Suzano. Ontem, ele chegou mesmo foi num Corolla preto e acompanhou o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) ao Terminal Central.
Transtornos
Com bom humor fora do habitual, cheio de metáforas e parábolas, o secretário disse que a reforma de uma estação (como as previstas para Mogi) é como reformar a própria casa. Às vezes, se tem uma previsão, mas há a possibilidade de termos percalços e transtornos. 

Subestações
Ele afirmou também que estão sendo feitos investimentos fortes - cerca de R$ 360 milhões - em novas subestações para evitar blecautes que paralisem os trens. Ao tentar explicar o motivo de o Estado investir em melhorias neste setor, o secretário disse que era engenheiro mecânico e não entendia muito de elétrica, mas disse que era como sobrecarregar a rede com um único fusível. Quando um deles estoura, causa problemas na casa toda. 

Passageiro
Em outro momento, ao falar da nova linha direta de ônibus de Mogi até Guarulhos, citou a empresa Pássaro Marrom como a que atuava há mais tempo no mercado no tempo em que ele também pegava ônibus.


Procura-se o pai...

O secretário Jurandir Fernandes disse também, durante a sua visita, que o prefeito Marco Bertaiolli foi o grande "pai" da conquista para que Mogi tivesse a sua linha expressa até o aeroporto. 

Polêmica à vista
As declarações a respeito da paternidade de quem ajudou a trazer a linha para Mogi chegaram até o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS). Ele não esteve presente na visita do secretário, mas a sua assessoria sim e ficou sabendo da história da paternidade. 

Na tribuna
Gondim alegou que cumpria compromissos fora e participava da inauguração de um asilo em Cerquilho, por isso não estava presente. Mas, à tarde, aproveitou para usar a tribuna da Assembléia Legislativa para criticar as declarações do secretário e falou da dificuldade que ele teve ao fazer o pedido junto ao governo estadual. Na ocasião, a resposta do Estado, segundo ele, era sempre no campo dos estudos e da idéia e que "de uma hora para outra o secretário aparece em Mogi e anuncia a tão reivindicada linha expressa".


De trem
Na semana passada, Gondim fez uma viagem de trem no Expresso Leste e levou cerca de 1 hora e 25 minutos para chegar até Mogi. Criticou o aperto e a demora para se andar de trem e a baldeação que é feita nas estações.

Fonte:Mogi News