quarta-feira, 25 de julho de 2012

Reunião Bertaiolli discute transporte hoje


Reunião
Bertaiolli discute transporte hoje
Daniel Carvalho

Prefeito aguarda estudo para integração entre ônibus e trem
A implantação de um bilhete integrado entre o transporte de ônibus mogiano e as linhas ferroviárias da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será um dos assuntos tratados entre o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes. A reunião será realizada hoje, na sede da pasta, em São Paulo. Entre outras questões discutidas, está o projeto da nova estação de trem de Mogi.


Bertaiolli explicou que, atualmente, duas situações dificultam a implantação de um bilhete integrado no município. "A primeira é chegar a um valor desta passagem. A CPTM teria de baixar um pouco o preço para poder compensar que as pessoas tenham o cartão. A segunda é a questão da tecnologia. Os leitores das catracas da CPTM precisam ler o cartão SIM (Sistema Integrado Mogiano). É um encontro de tecnologia que está sendo feito", detalhou.


O prefeito acrescentou que a parte de Mogi já foi feita, desde que o SIM foi criado na cidade. "A ideia é que, com apenas um pagamento as pessoas possam usar o ônibus e o trem. Mas não é o mesmo preço para os dois, cada valor cabe aos ônibus e à CPTM. Este projeto já vem sendo tratado com a nossa Secretaria de Transportes e a de Transportes Metropolitanos".


A licitação para o projeto da nova estação de Mogi das Cruzes também já foi aberta e Bertaiolli pretende acompanhar o assunto de perto. "A empresa que fará o projeto executivo já foi contratada. Amanhã (hoje), vamos acompanhar como está este projeto, porque é uma necessidade da cidade", ressaltou. O prefeito falará com o Fernandes ainda sobre a criação de uma linha de ônibus com destino ao aeroporto de Guarulhos.


"A EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) já aprovou a criação da linha. Agora, só falta a Prefeitura de Guarulhos autorizar que a linha vá direto ao aeroporto. Eles querem que o coletivo siga para a rodoviária, mas isso não adianta para os nossos passageiros, que terão de pagar duas passagens e pegar dois ônibus. É muito desconfortável". (L.N.)


Fonte:Mogi News