quinta-feira, 12 de julho de 2012

Começa hoje em Suzano 1º Seminário sobre Drogas; palestra abre atividade





Os conceitos sobre a dependência química, assim como a realidade e as consequências clínicas e psíquicas do uso de drogas devem ser tratados na palestra de abertura do 1º Seminário sobre Drogas, que começa hoje em Suzano. O evento está marcado para às 18 horas no Anfiteatro do Centro de Educação e Cultura "Francisco Carlos Moriconi" e é aberto à população.
Serão quatro palestras, uma em cada semana de julho, para tratar de temas relativos à dependência química. O seminário foi elaborado pelo Comitê Local de Organização do Conselho Municipal sobre Drogas (Comad), que está formatando a documentação para a criação do conselho.
Como não há no município nenhum setor que trata especificamente dos cuidados de dependentes químicos, os integrantes do Comitê Local optaram por realizar o ciclo de palestras sobre o tema. "Era preciso aprofundar o assunto enquanto tramita a proposta de criação do Comad, até por ser um conselho com formato e concepção de política diferente do que tinha antigamente", explica o secretário de Promoção da Cidadania e Inclusão Social, Márcio Candido.
Os temas das palestras foram definidos a partir das diretrizes que formam o conselho. Na primeira atividade o objetivo é introduzir a discussão sobre uso de drogas, além de falar das consequências. Na próxima semana, dia 19, serão analisados os programas de prevenção e reinserção que existem na cidade, ministrados por outros órgãos e entidades, como a Polícia Militar.
O tema da terceira palestra são as políticas públicas sobre drogas. "Vamos verificar nos exemplos que já existem em outros locais o que pode ser implantado ou adaptado a nossa realidade", detalha. A última palestra tratará especificamente da criação do Comad, onde os participantes poderão debater a minuta de formação do conselho.
Em todos os eventos, após a realização das palestras, será aberta rodadas de perguntas para que o público tire dúvidas e também dê sugestões sobre os temas.




Fonte:O Diário de Suzano