sábado, 30 de junho de 2012

Valorização Bertaiolli inaugura hoje Córrego dos Canudos




Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
Avenida Marginal conta com infraestrutura de ciclovia, pista de corrida e Academia da Terceira Idade
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) assina hoje a ordem de serviço para o início imediato da segunda fase de urbanização do Córrego dos Canudos, que prevê trabalhos da avenida Japão até o Parque Olímpico. A cerimônia que vai marcar a entrega da primeira etapa e o começo da segunda será realizada hoje, a partir das 11 horas, na própria avenida, em uma área próxima a rotatória de Brás Cubas.


Na tarde de ontem, o chefe do executivo mogiano realizou uma vistoria no local. "Esta é a maior obra feita no momento em Mogi", disse. Com a urbanização, cerca de 70 mil moradores foram beneficiados.


O destaque dado por Bertaiolli se explica ao analisar os números. A primeira fase recebeu investimentos de R$ 44 milhões e incluiu a canalização do córrego entre as avenidas Anchieta e Japão (um trecho de 2,5 quilômetros); a construção da avenida Marginal; a implantação de ciclovia e pista de caminhada; e a instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) e praças ao longo da pista.


Todo o esgoto que antes era jogado sem tratamento na margem direita do Canudos agora é coletado e enviado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Suzano. O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) também fez uma nova interligação de água na região, contornando o canal. A rede abastece cerca de 30 mil pessoas. 
Cento e oitenta famílias que moravam nas margens do córrego foram retiradas. Elas fazem parte agora do programa Aluguel Solidário e receberão, em breve, as chaves dos apartamentos do Minha Casa, Minha Vida no Conjunto Santa Antonieta II e III, no Jardim Layr.


Além disso, a conclusão dos trabalhos proporcionou uma ampla valorização da área. "A especulação imobiliária já tomou conta de Brás Cubas, mas já temos a conscientização dos moradores de que não é hora de vender os imóveis. Tenho convicção que, em um ou dois anos, a avenida será uma região totalmente comercial, principalmente porque a Prefeitura vai providenciar, rapidamente, a pavimentação da outra margem", afirmou o prefeito.


2ª fase 
A segunda fase incluiu a canalização do córrego entre as avenidas Japão até a Maurílio de Souza Leite, no Parque Olímpico, uma extensão de 1,1 km. Será uma obra de aproximadamente 18 meses de duração. Cerca de 200 famílias também precisarão ser retiradas de áreas irregulares. "A Prefeitura já está desenvolvendo um projeto para criar uma via que ligará a avenida dos Canudos à rodovia Mogi-Bertioga (SP-98). Trata-se de um trecho de apenas 300 metros", adiantou. Bertaiolli também pretende construir um viaduto na avenida Japão para desafogar o trânsito, que deverá ser criado no entroncamento das pistas.


O projeto também prevê uma terceira etapa, que é a regularização no trecho entre o Rio Tietê e a linha férrea, uma extensão de 1,3 quilômetro. A 2ª e 3ª fases estão orçadas em cerca de R$ 43 milhões.


Fonte:Mogi News