sábado, 23 de junho de 2012

Supermercados Sacolas de papel devem virar lei



Prefeito Marco Bertaiolli disse ontem que defende a distribuição gratuita das embalagens propostas pela Câmara
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Supermercados já voltaram a distribuir as sacolas plásticas
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) declarou ontem que é favorável à distribuição gratuita de sacolas nos supermercados e demais estabelecimentos comerciais em Mogi das Cruzes. Ele adiantou, ainda, que sancionará o projeto de lei 62/12, proposto pela Câmara Municipal, que obriga o fornecimento de sacolas de papel ou outros tipos de embalagem para acondicionamento de produtos. De autoria dos vereadores Carlos Evaristo da Silva (PSD) e Jolindo Rennó Costa (PSDB), o projeto de lei foi aprovado na terça-feira e chegou ontem à Prefeitura para ser avaliado por secretarias e, depois, sancionado, o que deve acontecer nos próximos 15 dias. "Da forma que vier, eu vou sancionar", declarou Bertaiolli, em entrevista coletiva ontem. 
Isso significa que, a partir do mês que vem, todos os estabelecimentos comerciais terão de distribuir gratuitamente as sacolas para os consumidores. A medida reforça a decisão do Conselho Superior do Ministério Público, que, na quarta-feira, determinou a suspensão do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), que proibia a distribuição de sacolas, só que neste caso de plástico. "Essa história de proibição de sacolas plásticas em supermercados com o discurso de ser sustentável me parece muito mais para economia para as grandes redes do que qualquer outra coisa", disse Bertaiolli.


Segundo o advogado do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), Dilermano Cruz Oliveira, reforçou a orientação apresentada no início do ano, quando foi proposto o TAC, para a livre distribuição das sacolas. "Embora o Sincomércio seja favorável à preservação do meio ambiente, não existe, no momento, dados oficiais que comprovem que as sacolas sejam mais agressivas que as embalagens de petróleo, que embalam, hoje, arroz, feijão entre outros produtos", afirmou.


Fonte:Mogi News