sexta-feira, 1 de junho de 2012

Homenagem Organização completa 50 anos


Osvaldo Birke

Padre Melo e Regina deram entrevista coletiva sobre a Omec
Aos 86 anos de idade, e vivendo em Fortaleza, capital do Ceará, o chanceler professor Manoel Bezerra de Melo, o Padre Melo, recebeu em nome da Organização Mogiana de Educação e Cultura (Omec), mantenedora da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), o título de honra ao mérito pelo aniversário de 50 anos de fundação da entidade. O evento também contou com a presença do prefeito Marco Bertaiolli (PSD).


Padre Melo lembrou a trajetória da universidade, uma história que se confunde com a de Mogi das Cruzes. "Era 2 de junho de 1962, quando nasceu a Omec, a mãe da universidade. Eu, um padre novo, um homem trabalhador e vencedor, que, aos 36 anos recebeu da providência divina a oportunidade de vir para Mogi". 
Na cidade, Padre Melo foi auxiliar na Paróquia Santana. Ao mesmo tempo em que dava os sermões na igreja, ministrava aulas no instituto de educação, época em que começa a Omec com o curso da admissão ao ginásio, que conseguiu 78 alunos. Padre Melo era responsável pelas aulas de Português, Matemática, Geografia e todas as matérias do vestibular da época. Nos anos seguintes, a organização passou a oferecer cursos de ginásio, colegial e colegial científico. A primeira faculdade de Filosofia começou em 1964. Em 1969, passou a ser oferecido o curso de medicina. 
Desde então, a Omec cresceu e transformou Mogi em um polo educacional. Atualmente, a universidade conta com mais de 20 mil alunos, divididos em dois campi. São quase 80 cursos de graduação, 60 de pós-graduação e três programas de mestrado e doutorado. Cerca de 120 mil profissionais foram formados na UMC.


Nos últimos dez anos, conseguiu formar um grupo de 34 pesquisadores que desenvolveram 192 estudos. A universidade investiu R$ 27 milhões somente em pesquisas. Foi a primeira instituição de ensino a conseguir verba por meio de agências de fomento do Estado.


Fonte:Mogi News