quarta-feira, 4 de abril de 2012

Superlotação: Defensoria se reúne com provedor da Santa Casa


Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Araújo: "É preciso que medidas sejam tomadas para evitar o caos"
O coordenador regional da Defensoria Pública no Alto Tietê, Gediel Claudino de Araújo Júnior, participará de uma reunião com o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, Mário Calderaro, hoje, às 13h30, no hospital, e em pauta estará "as medidas cabíveis" que poderão ser adotadas na esfera judicial para solucionar ou até mesmo minimizar a superlotação existente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Até a tarde de ontem, a instituição médica estava com 13 bebês internados, sendo que apenas nove leitos estão autorizados a funcionar.


O encontro foi revelado pelo vereador Mauro Araújo (PMDB) durante a sessão de ontem na Câmara Municipal. Segundo ele, o relatório que aponta os problemas existentes no berçário será entregue ao defensor público. Uma cópia do documento também foi encaminhada ao Ministério Público (MP) da cidade. A Comissão de Saúde do Legislativo mogiano vai acompanhar a reunião.


"Cabe à Defensoria entrar com uma ação interpelando o Estado e até mesmo o município para que medidas sejam tomadas a fim de evitar a manutenção deste caos que se instalou no hospital", informou o parlamentar. 
Ele adiantou que entre os possíveis resultados do encontro está o pedido, por parte da Defensoria, para que a Prefeitura elabore um convênio com hospitais particulares da cidade, para que eles sirvam de retaguarda para a Santa Casa. "É possível celebrar este convênio de forma emergencial que servirá como uma ação paliativa até que uma solução definitiva seja encontrada, como um investimento do Estado nesta área", salientou Mauro Araújo.


Fonte:Mogi News