quarta-feira, 4 de abril de 2012

Akimatsuri espera 80 mil pessoas



Estrutura Barracas já estão montadas na área do Akimatsuri, que contará com o trabalho de mil voluntários em três dias


JULIANA CONTE


Os preparativos para a 27ª Festa do Akimatsuri, festival japonês que comemora a chegada do outono, já estão a pleno vapor. As tendas reservadas aos expositores estão recebendo os retoques finais de decoração, assim como o pavilhão agrícola, palco de shows e praça de alimentação, tudo isso para atender os 80 mil visitantes esperados para o evento. A festa iniciará no próximo dia 13, na Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo), Bairro da Porteira Preta, e seguirá até o dia 15.
Serão instalados 100 estandes para a exposição de veículos, venda de produtos alimentícios e bazaristas


Tudo isso distribuído dentro de uma área de 20 mil metros quadrados.
Para dar conta de todo esse trabalho, 80 pessoas estão empenhadas na montagem dos equipamentos e a expectativa dos organizadores é de que tudo fique pronto até o começo da semana que vem. Além disso, a festa contará com o apoio de quase 1.000 voluntários que deverão servir o público e preparar os alimentos, entre outras funções. O ajudante de carpinteiro, Ruy Benjamin, é um dos responsáveis pela confecção das mesas que receberão os produtos agrícolas dos expositores. "É a primeira vez que trabalho por aqui e estou gostando bastante, pois é um ambiente agradável. Espero poder voltar em outras ocasiões", comenta Benjamin.


Uma das novidades dessa edição é que grande parte dos materiais que compõem a decoração do pavilhão agrícola e do espaço cultural utilizam artefatos recicláveis. A ideia veio da decoradora oficial do evento, Matico Okada, que efetua esse trabalho há mais de 20 anos.


"Escolhemos utilizar as garrafas pets, pois elas são mais resistentes. Suportam chuva, sol e além disso é uma maneira de contribuir com o meio ambiente. Mas é um serviço que exige muita dedicação, já que ficamos quase uma semana para amarrar os fios dos coqueiros que enfeitarão esse espaço", enfatiza Matico. Para isso foram utilizadas quase 1500 garrafas, que começaram a ser recolhidas no começo do ano pelos organizadores.


O tema da festa desse ano será "Okaerinassai", que significa, de volta às origens. Ainda de acordo com Matico, a ideia é fazer com que os visitantes sejam levados numa viagem ao passado, misturado com o colorido do Brasil tropical. "Da época de quando as casas tinham flores nas janelas e os moradores conversavam entre si para falarem sobre as colheitas. Vamos recriar um espaço como se fosse os sítios e fazendas dos agricultores de antigamente", explica a decoradora.




Cultura


Segundo o coordenador geral do Akimatsuri, Frank Tuda, o objetivo da festa é manter viva as tradições, crenças e os costumes da cultura japonesa por meio de manifestações artísticas. No saguão cultural, haverá professores ensinando a confeccionar os famosos origamis (arte secular japonesa de dobrar o papel criando representações de determinados seres), técnicas da escrita nipônica, como os ideogramas, e também a presença da árvore tanabata, onde as pessoas poderão escrever pedidos em papéis coloridos. Segundo a lenda, as preces escritas com fé serão atendidas. Após a festa os papéis são queimados em uma cerimônia especial.


Fonte:O Diário de Mogi