sábado, 4 de fevereiro de 2012

Unica de Jundiapeba Prefeito apresenta complexo médico


Marco Bertaiolli aposta em clínica municipal para revolucionar o atendimento em saúde pública na cidade
Noemia Alves 
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Prefeito e autoridades percorreram ontem instalações da unidade ambulatorial que será entregue hoje com festa em Jundiapeba
A Unidade Clínica Ambulatorial "Dr. Arthur Domingos Fais" (Única) será inaugurada hoje no distrito de Jundiapeba. O atendimento à população, efetivamente, começará na segunda-feira. A previsão inicial, segundo o secretário-adjunto da Saúde, Marcello Delascio Cusatis, é de que o complexo de especialidades realize em torno de mil consultas e 1,5 mil exames por mês. Gradativamente, conforme a necessidade, os serviços serão ampliados até a capacidade máxima de 4,8 mil atendimentos e 1,8 mil exames por mês. Ontem, o prefeito Marco Bertaiolli, Cusatis e o secretário de Saúde Paulo Villas Bôas de Carvalho vistoriaram a clínica e apresentaram os principais serviços a vereadores e jornalistas.


"O Unica é um espaço de atendimento a todos os cidadãos de Jundiapeba e bairros adjacentes que deverá revolucionar a saúde na cidade porque irá, de fato, integrar o atendimento na rede municipal. Após passar no posto de saúde e tiver pedidos de exames complementares ou precise passar com cardiologista, dermatologista, entre outros, o paciente será agendado para vir aqui no Unica. Com isso, as consultas e exames específicos que antes demoravam de seis a oito meses, às vezes até um ano para serem marcados, agora poderão ser feitos em até um mês, o que é a nossa meta", detalhou o prefeito.


Como exemplo, ele citou exames de mamografia digital que até então eram feitos em mutirões da Secretaria de Estado da Saúde ou pela Santa Casa de Mogi. "Com este mamógrafo, poderemos agilizar o atendimento pré-natal". A Unica, que soma quase 2 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em dois blocos, principal e Academia da Terceira Idade (ATI), tem mais de 50 salas para consultórios, incluindo procedimentos de enfermagem e cirúrgicos. "Serão pequenas cirurgias, de anestesia local, de baixa complexidade, como, por exemplo, retirada de uma verruga, biópsias, algo a princípio simples, mas que na rede estadual às vezes demora até anos para ser realizado", frisou o secretário Villas Boas.


"Vamos realizar um trabalho gradativo até a inauguração do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), já que os serviços de especialidades nos dois ambulatórios serão complementares. Isso vai ajudar e muito a reduzir as filas de esperas por especialistas e procedimentos em Mogi das Cruzes", reforçou o secretário-adjunto Marcello Cusatis. A Unica fica na rua Professora Lucinda Bastos, esquina com as ruas Cecília da Rocha e Alexandre Andriotti, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A cerimônia de inauguração da clínica está marcada para as 11 horas.


Outro diferencial da nova unidade que será inaugurada hoje é a Academia da Terceira Idade, num prédio anexo. É a primeira municipal com piscina aquecida (com elevador), sala de ginástica e vestiários masculinos e femininos.


Fonte:Mogi News