sábado, 18 de fevereiro de 2012

Política Validação da Lei da Ficha Limpa é recebida com comemoração em Mogi


Ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram, por 7 votos a 4, pela constitucionalidade da legislação
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Mario Sérgio: um avanço
Os presidentes dos partidos políticos de Mogi das Cruzes ouvidos pelo Mogi News e integrantes do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) comemoraram a validação da Lei da Ficha Limpa. Na quinta-feira desta semana, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por 7 votos a 4, pela constitucionalidade da legislação.


Membro do MCCE de Mogi, o professor e historiador Mário Sérgio de Moraes avalia que a norma "não vai resolver em definitivo as questões relacionadas a corrupção, mas é um excelente primeiro passo". "É um avanço e se avaliarmos que a efetivação se deu quatro anos após a mobilização popular, se torna um marco", disse o professor, que adiantou o próximo objetivo do movimento: o fim do fundo privado das eleições. "Pessoas e empresas privadas não podem financiar candidatos", criticou.


O advogado Laerte Silva também pertence ao MCCE e destacou a preocupação que partidos deverão ter a partir de agora. "Em médio e longo prazo a funcionalidade da lei será muito maior. Quem ganha com isso é a população, mas é importante destacar que a melhor arma contra os maus políticos ainda é voto de qualidade na urna", frisou.


Partidos
Presidente do diretório municipal do PT, Clodoaldo Aparecido de Moraes acredita que a Ficha Limpa é uma vitória da sociedade. "Aqueles que vão representar o povo têm que ter o nome limpo. Não se pode votar em uma pessoa que não condiz com um caráter de honestidade. A lei demorou, mas, finalmente, foi reconhecida", concluiu.


O vice-prefeito e presidente do PSDB em Mogi, José Antonio Cuco Pereira, acredita que a legislação vai "melhorar a qualidade dos candidatos". "Aqueles que estiverem com problemas na candidatura terão suas pretensões barradas e servirão de exemplo para os políticos que estivem em mandato ou com as candidaturas deferidas", salientou.


O deputado federal Junji Abe, presidente do PSD na cidade, frisou que "sendo político, dirigente partidário e cidadão, concorda com a decisão do STF de declarar constitucional a lei, fruto de iniciativa popular que foi aprovada por unanimidade no Congresso Nacional". 
"A decisão de fazer valer a legislação a partir das próximas eleições garante ao cidadão o direito de poder escolher representantes entre pessoas com ficha limpa. Afinal, os próprios partidos terão de apresentar candidatos que preencham os critérios da norma", ponderou.


"Sou totalmente favorável, por ter sido criada pela iniciativa popular, contar com o apoio da Igreja Católica, e, principalmente, porque irá separar o joio do trigo, ou seja, os bons e os maus políticos", disse o presidente do PMDB municipal, o vereador Geraldo Tomaz Augusto.


Fonte:Mogi News