sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cidade terá mais 2 mil moradias




PRESENÇA Prefeito Bertaiolli detalhou ontem o programa de moradias “Minha Casa, Minha Vida”


IVAN CARVALHO
Especial para O Diário
Além dos 2.440 apartamentos já programados para Mogi das Cruzes, o gerente regional de superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF), Edson Macena, garantiu novos empreendimentos imobiliários para beneficiar mais 2 mil famílias, como parte do programa "Minha Casa, Minha Vida" na Cidade. O anúncio foi feito na manhã de ontem, durante reunião com 660 contemplados pelo programa habitacional, que também contou com a presença do prefeito Marco Bertaiolli (PSDB).


Por enquanto, segundo Macena, os locais ainda estão sendo analisados e as obras devem começar só a partir do ano que vem. "Nestes novos empreendimentos, temos que contar com a infraestrutura local, então, para aprovação é necessário ter creches, escolas, postos de saúde e inúmeros instrumentos para beneficiar as famílias", explica.


O prefeito destacou que já estão em construção mais quatro escolas de ensino fundamental e infantil em Jundiapeba para atender esta demanda. Ele lembrou, ainda, que todas as 660 famílias beneficiadas pelo programa e que participaram da reunião de ontem são de Mogi das Cruzes, sendo metade do Distrito.


Os contemplados se emocionaram durante a divulgação oficial dos imóveis. O primeiro encontro contou com as 280 famílias selecionadas para o empreendimento Jundiapeba II, e o segundo, reuniu as 380 que irão para o Jundiapeba IV.


O primeiro tem entrega das chaves prevista para 29 de março e inauguração programada para abril, beneficiando 205 famílias provenientes da demanda geral e 75 da demanda específica - nove idosos, 11 deficientes, 12 moradores da área dos chacareiros e 43 da beira do Rio Jundiaí. Já o segundo conjunto deve ficar pronto em 29 de março, atendendo 199 famílias da demanda geral, selecionadas pelos critérios normais do programa, e outras 181 que englobam 16 idosos, 16 deficientes, 29 da área dos chacareiros e 120 das margens do Jundiaí.


"Não tenho palavras para agradecer esta oportunidade. Vivemos em uma situação muito ruim e agora teremos uma casa digna. É apenas um direito que temos, mas é emocionante ver que isso está realmente acontecendo", disse Rosana de Carvalho, 44 anos, moradora da área da Itaquareia, em Jundiapeba, casada e mãe de três filhos.


Telma Cristina dos Santos, 51, chorou ao término do discurso do prefeito, que anunciava oficialmente os benefícios do programa. Muito emocionada, a dona de casa, mãe de cinco filhos, três já adultos, disse que é um sonho que está sendo concretizado. "Nada que eu disse vai ser maior do que a felicidade que está dentro de mim. Muitas pessoas reclamam do governo, do País, mas é este tipo de coisa que nos remete a pensamentos contrários: que somos sim um povo carente, mas ainda há pessoas que olham por nós. Assim como eu, alguns vizinhos precisam muito de uma moradia, mas não há vaga para todos. Peço para aqueles que se cadastraram, que tenham calma que a hora vai chegar. Fiz minha inscrição em 2009, achei que não seria mais chamada e olha só", disse a dona de casa.


Fonte:O Diário de Mogi