terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Condemat Mais 13 reuniões serão realizadas antes de definição de investimentos


Políticos se encontraram ontem e agendaram encontros até a divulgação dos projetos com a presença de Alckmin
Bras Santos
De Guarulhos
Daniel Carvalho

Prefeitos do Alto Tietê se encontraram ontem em Guarulhos com o secretário estadual de Desenvolvimento, Edson Aparecido, para tratar de interesses da região
As prefeituras, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e principalmente a população terão mais 13 reuniões entre prefeitos, secretários, deputados e representantes do Estado até a divulgação, pelo governador Geraldo Al-ckmin (PSDB), no dia 30 de março, em Mogi das Cruzes, dos investimentos que serão executados nessa região por meio da Agenda Metropolitana.


O calendário das reuniões foi estabelecido ontem, em encontro promovido pelo Condemat e o governo estadual, em Guarulhos. Os 13 encontros que acontecerão a partir da próxima semana tratarão das prioridades dos municípios em 11 áreas consideradas estratégicas.


A relação de investimentos de interesse das cidades se unirá à lista dos 28 projetos considerados de interesse regional e o metropolitano, que já está sendo avaliada por diversas secretarias de Estado, segundo informações do secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, que comandou a conversa realizada na manhã de ontem no hotel Bistrol Internacional, no centro da cidade.


No dia 30 de março, Alckmin e a maioria dos secretários de Estado estarão em Mogi para dizer quais pedidos das administrações municipais e do Condemat serão contemplados para possível execução até 2014. A Agenda Metropolitana já definiu prováveis investimentos que superam os R$ 17 bilhões para as regiões metropolitanas de Campinas, Baixada Santista e ABC Paulista.


Mais conversas
A longa sequência de reuniões pré-agendadas para várias cidades do Alto Tietê não inclui os encontros que Aparecido terá até o fim desta semana com os prefeitos. "Amanhã (hoje), vou conversar com os prefeitos de Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis e de mais duas cidades. Até quinta ou sexta-feira, vamos receber (na capital) outros quatro ou cinco prefeitos para definirmos detalhes da construção dessa agenda e a visita do governador a Mogi no dia 30", explicou o secretário.


Ele indicou que os contatos (com prefeitos) terão um perfil um pouco mais político, já que a efetiva elaboração da lista de prioridades para cada cidade será definida nas reuniões temáticas que deverão ser comandadas por secretários de Saúde, Transportes, Segurança, Educação e outras áreas. 
Em data a ser confirmada, Aparecido conversará também com os deputados que integram a Frente Parlamentar em Defesa do Alto Tietê.


Secretários
O prefeito de Ferraz e presidente do consórcio, Jorge Abissamra (PSB), cobrou a participação dos secretários municipais nas reu-niões marcadas para a próxima semana. "O governo do Estado está disposto a nos ouvir e a investir. Não podemos perder a chance de apresentar projetos consistentes", argumentou Abissamra. 
Os prefeitos de Itaquaquecetuba, Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia; de Arujá, Abel Larini (PR); e de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), participaram do evento. De acordo com Edson Aparecido, todas as prefeituras da região enviaram técnicos à reunião.


Fonte:Mogi News