terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Condomínios modificam a ‘cara’ de bairros mogianos

Dois ícones de residências unifamiliares da Vila Oliveira, o outrora bairro exclusivo da Cidade, despediram-se de 2011. Um deles já foi demolido: a antiga residência do médico Wilmes Roberto Gonçalves Teixeira, que ocupava um terreno de 3.600 metros quadrados na esquina das ruas Sérgio Plaza e Maestro João Baptista Julião. Cederá lugar a 11 sobrados, empreendimento da J. Bianchi Construtora. Outro é a antiga residência de Manoel Bezerra de Melo, fundador da UMC, na Avenida Francisco de Assis Monteiro de Castro. Depois de passar pela posse de Padre Melo e do deputado federal Valdemar Costa Neto, foi adquirida pelo empresário Fumio Horii (leia-se Paradise Golf). Que para a área planeja um novo condomínio. E as mudanças urbanísticas não param por aí. No Bairro do Socorro, vizinho da Vila Oliveira, a antiga fábrica de adubos que pertenceu à tradicional família Vergaças vai ser sucedida por apartamentos de alto luxo, com quatro dormitórios e quatro/cinco vagas de garagem. Para o terreno, vizinho ao Centro Esportivo do Socorro e próximo ao local para onde a Prefeitura estuda alterações no sistema viário, entre eles, a expansão da Rua Professor Álvaro Pavan, a Helbor Empreendimentos tem projetada a implantação de duas torres, com 20 andares cada, as quais com certeza vão contrastar com as pequenas e típicas residências que têm resistido ao tempo. Também perto dali, a Helbor começará em maio a construção de um complexo multiuso - duas torres comerciais e uma residencial – no limite da Avenida Narciso Yague Guimarães e a entrada principal do Mogi Shopping.


Negócios


Só as empresas mogianas que atuam no setor da construção civil deverão ser responsáveis por uma injeção de R$ 700 milhões na economia mogiana em 2012, segundo cálculos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, a partir dos lançamentos imobiliários anunciados. O montante representa 70% do orçamento de Mogi das Cruzes.


A conferir


Não será surpresa para esta coluna se o engenheiro Laudicir Zamai vier a assumir o cargo de presidente da Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa (Faep), logo nos primeiros dias do Ano-Novo. Segundo apurou a coluna, a decisão já está tomada como parte das alterações que vêm acontecendo em setores internos da UMC e, tão logo a reitora Regina Coeli Bezerra de Melo retorne ao trabalho, a nomeação deverá ser oficializada. Antigo funcionário da UMC, Zamai cuida das obras relacionadas à instituição e, nos últimos tempos, vinha supervisionando a megarreforma que a reitora está realizando em sua casa, na Vila Oliveira.


Mudança


Nos bastidores das vizinhas Prefeitura e Câmara de Mogi têm-se como certo que a renovação do quadro de assessores, com vistas às eleições deste ano, incluirá uma mudança que nada tem com política: o secretário de Assuntos Jurídicos, José Antonio Ferreira Filho, estaria na mira do novo presidente da Câmara, Bibo Fernandes, para retornar ao Legislativo.


História 


A Dialética Cultural acaba de completar um ano de existência e quem ganha o presente são as pessoas que se interessam pela história de Mogi das Cruzes e arredores. Numa única publicação, os historiadores Angelo Nani e Glauco Ricciele e o antropólogo Sérgio Damy reuniram o conjunto das postagens mais relevantes do blog da Dialética Cultural, o qual pode ser conferido no formato flipbook.


Fonte:O Diário de Mogi