terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Novo layout

Jorge Moraes



As Secretarias de Agricultura e Planejamento estão definindo o novo layout para o Mercado do Produtor, o antigo prédio da Cobal, no Mogilar, onde serão realizados aos finais de semana os varejões.


Estudo
De acordo com o secretário de Agricultura, Osvaldo Nagao, que fez um balanço dos trabalhos realizados ao falar ontem com a coluna, serão feitas algumas adaptações no projeto original e os estudos devem ficar prontos nos próximos dias. 


Paisagismo
Até detalhes sobre o paisagismo estão sendo estudados, com os tipos de árvores que poderão ser plantadas no local sem interferir na pavimentação e sem causar o efeito de levantar as calçadas. 


Banheiros
A reforma no Mercado do Produtor começou no ano passado, a princípio com melhorias nos sanitários e na acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência, além do piso que já começou a ser reformado e adaptado conforme a legislação determina. Neste ano, os trabalhos deverão ser mais "visíveis" principalmente por mexer no layout. 


Mercadão
Já a reforma no Mercado Municipal está a todo vapor. O prédio, com mais de 40 anos, não tinha recebido ainda nenhuma grande reforma: "Nos últimos anos, nada foi investido no prédio e não poderemos resolver a situação de uma hora para outra", disse o secretário.


Mais higiênico
A ideia, segundo Nagao, é ter o prédio bonito, seguro e, principalmente, higiênico, já que comercializa alimentos. Os boxistas têm colaborado com a Prefeitura para transformar o local num ambiente mais agradável. Os futuros projetos envolvem a construção de uma praça de alimentação: "Conseguimos melhorar as instalações elétricas, o telhado e o sistema de ventilação".
Daniel Carvalho

Agricultura familiar
Cerca de 70% dos 500 produtores rurais de Jundiapeba já foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Agricultura. O levantamento ajudará a definir de forma mais precisa o que eles produzem e a quantidade. Futuramente, o objetivo é permitir que eles participem do programa Agricultura Familiar e forneçam alimentos para a merenda escolar do município.


Qualidade
Nagao revelou que após o cadastramento, o objetivo é enquadrar os produtores rurais num padrão mínimo de qualidade. A previsão é de que em 60 dias o cadastramento tenha terminado. O passo seguinte será iniciar os procedimentos para que eles sejam enquadrados no programa.


Casa da Agricultura
As obras de reforma e construção do novo prédio da Casa da Agricultura, na rua Brás Cubas, estão bem aceleradas, mas a torcida é para que a cobertura já seja iniciada o mais rápido possível. Assim, mesmo com o período de chuvas, as obras não sofrerão atraso. A previsão de entrega das instalações é junho de 2012. O prazo deverá ser mantido.




Vicinais
Mogi, em parceria com o governo estadual, fará tubulações de 1.640 metros nas estradas vicinais para melhorar a drenagem dessas vias. A execução dos trabalhos ficará por conta da empreiteira Kamillos. Os serviços devem ser iniciados no decorrer deste mês. Todas as vicinais de Mogi serão contempladas.


Férias no parque
O Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello - Chiquinho Veríssimo, na Serra do Itapeti, está com inscrições abertas para o programa Férias no Parque. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4790-3529 ou pelo email: visitamonitorada@pmmc.com.br


Agendamento
As visitas no parque poderão ser feitas nas terças, quintas-feiras e também aos sábados. Nos próximos dois sábados, por exemplo, dias 7 e 14 deste mês, todas as vagas disponíveis já foram preenchidas. 
Jorge Moraes



Vagas
No dia 30 de janeiro, das 30 vagas disponíveis, nove delas já se encontram preenchidas e outras 21 estão em aberto. O passeio é realizado das 10 às 13 horas e inclui visita pelo parque, caminhada, piquenique, em que o participante leva o seu próprio lanche, e atividades lúdicas e atrações artísticas. 


De recesso
Os secretários municipais de Mogi estão participando de um rodízio de folgas de fim de ano. A coordenadora de Habitação, Dalciane Felizardo, retorna aos trabalhos hoje, assim como o secretário de Segurança, Eli Nepomuceno. Outros secretários municipais também entraram no esquema, aproveitando o período de pouco movimento na Prefeitura. 


Mais férias
O novo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori, defende os dois meses de férias por ano, que ele e toda sua classe têm, em entrevista ao jornalO Estado de S. Paulo.


Sem privilégio
"Eu não considero um privilégio", afirma Sartori, que assumiu ontem o comando da mais importante e influente corte do País. A benesse está no artigo 66 da Lei Orgânica da Magistratura (Loman), de 1979.


Sanidade mental
Ele acredita que as férias, duas vezes por ano, são um direito que lei prevê e que traz benefício a todos os cidadãos, e garante e conserva a sanidade "mental" do juiz.


Fonte:Mogi News