domingo, 1 de janeiro de 2012

Núcleo industrial pode sair de uma Parceria Público-Privada


Endereço da grande massa trabalhadora de Mogi das Cruzes, os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba são foco de um estudo que poderá resultar na primeira grande Parceria Público-Privada (PPP) da Cidade voltada para o desenvolvimento. A proposta em questão é de implantação de um novo núcleo industrial, no lado direito da linha do trem e vizinho à futura Avenida Guilherme Giorgi. O modelo se baseia no Núcleo Industrial Vereador Alcides Celestino Filho, em César de Souza, que conta com 29 empresas instaladas em áreas doadas pelo Município. No futuro polo, no entanto, as terras não pertencem à Prefeitura e, sim, ao empresário Fumio Horii, que adquiriu em 2011 uma gigantesca área naquela região. Daí, a proposta de uma PPP, que permitirá o desenvolvimento industrial dessa parte de Mogi, o qual é anunciado desde a administração passada, e sem prejudicar futuros outros projetos do empresário no restante do imóvel, grande o suficiente para conciliar várias iniciativas. A parceria com Horii está entre as prioridades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento para 2012, assim como a expansão da área industrial mogiana para outras regiões, entre elas, nos corredores das Estradas da Volta Fria (caminho para Jundiapeba) e de Santa Catarina (César de Souza).


Fechado


Esse pode ter sido o último final de ano da Joalheria e Relojoaria Cruzeiro, uma das mais tradicionais lojas do comércio mogiano. Segundo consta, os herdeiros decidiram por encerrar a trajetória e já não efetuam novas compras. Vão apenas liquidar o estoque que ainda resta e colocar o valorizado prédio da esquina das Ruas Dr. Deodato Wertheimer e Professor Flaviano de Mello para locação. Inquilinos que ocupam alguns espaços do edifício já foram intimados a desocupar. A ideia é alugar a edificação por inteiro.


Abertura


Enquanto uns fecham, outros expandem os negócios. De olho no crescimento do Distrito de Braz Cubas, a TC Móveis abriu uma nova loja na Cidade, desta vez, nas margens da Avenida Henrique Peres, a Via Perimetral, caminho para a Mogi-Bertioga. O comércio é vizinho de outros estabelecimentos voltados para o segmento de construção e decoração, além do Extra.


Investimento


Aliás, esse mesmo trecho da Via Perimetral despertou o interesse também do mercado imobiliário. Consta que uma grande construtora da Cidade adquiriu uma significativa gleba de terra, nos fundos da escola Caic e em frente ao Extra. Um terreno que hoje é retrato de uma grande erosão, mas está localizado num dos principais vetores de desenvolvimento de Mogi.




Maria Fumaça
 Locomotiva n. 353 originária da EF Central do Brasil (também conhecida como Velha Senhora), no pátio da Vila Ferroviária da ABPF-SP, localizada no bairro da Moóca em São Paulo-SP. Foto: Lourenço S. Paz.
A decoração natalina de Guararema, mais uma vez, atraiu turistas de todas as partes para a cidade cortada pelo Rio Paraíba. E para esse novo ano, a Prefeitura promete mais uma atração: a volta da "Velha Senhora". A locomotiva 353, em fase final de restauro, voltará a trafegar pelos trilhos de Guararema, interligando o Distrito de Luiz Carlos ao Centro, com foco no turismo.


Fonte:O Diário de Mogi