domingo, 1 de janeiro de 2012

Pró-Mulher vai para o Mogilar

MARA FLÔRES



Marco Aurélio Bertaiolli
Desde que foi eleito para o principal cargo municipal, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) nunca escondeu que a saúde, assim como a educação, era a grande prioridade do seu governo. E vai continuar a ser também neste último ano do seu mandato. Em entrevista exclusiva a O Diário, o chefe do Executivo detalhou as etapas finais para inauguração de três equipamentos que devem consolidar o sistema implantado até o momento – Unidade Clínica Ambulatorial (Única), Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e Hospital de Braz Cubas – e oficializou a mudança do Pró-Mulher e da Secretaria Municipal de Saúde para o Bairro do Mogilar, no próximo mês de março.


Instaladas hoje num prédio alugado no final da Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, próximo da Praça dos Imigrantes, as unidades vão ocupar um imóvel novo na Rua Manoel de Oliveira, a poucos metros do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo. A edificação está na fase de conclusão e fica entre dois estabelecimentos comerciais, a Kalunga e a Mizuta Veículos. Além da Secretaria de Saúde e do Pró-Mulher, o local vai abrigar também o almoxarifado de medicamentos.


"Esse novo prédio está sendo construído dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e, além de dependências mais adequadas, permitirá um importante avanço, que será o repasse de verbas do Governo Federal para o seu funcionamento. Hoje, o Pró-Mulher executa uma série de procedimentos passíveis de recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), mas que não são liberados porque a unidade não funciona conforme as normas necessárias", justificou o prefeito. "Portanto, com essa mudança teremos condições de dobrar o atendimento e ampliar os serviços do Pró-Mulher e receber do SUS para aplicar na saúde em Mogi", acrescentou Bertaiolli.


A futura sede do Pró-Mulher e da Secretaria Municipal de Saúde vai funcionar num imóvel de propriedade do empresário Vitório di Bello, que está construindo o prédio conforme as exigências feitas pelo Município. Essa mesma parceria já existe em outros dois equipamentos de saúde: o Pró-Criança e o Centro de Atendimento Psico-Social (Caps), ambos também no Mogilar.


Com o prédio pronto, a Secretaria Municipal de Saúde poderá se instalar no local, mediante o pagamento de um aluguel mensal. O valor não foi divulgado, mas segundo o prefeito não deverá ser superior ao montante pago hoje pela Prefeitura no prédio da Avenida dos Bancos, que é de R$ 39 mil por mês.


"A diferença é que estaremos mais próximos de outros equipamentos de saúde, numa edificação construída prioritariamente para a finalidade que precisamos e que permitirá essa ajuda do Governo Federal", ressalta o chefe do Executivo. "E o Pró-Mulher II, que funciona de forma improvisada em Braz Cubas, também irá mudar de endereço. Assim que o Hospital de Braz Cubas ficar pronto, o Pró-Mulher vai para lá e como é uma unidade hospitalar, também vamos poder receber ajudar do SUS pelos serviços oferecidos", completa Bertaiolli.


Segundo ele, a previsão é de que a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde e do Pró-Mulher seja inaugurada na última semana de março de 2012, fechando o mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.


Fonte:O Diário de Mogi