quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Trânsito atravancado Audiência discutirá solução para cancelas

Prefeito Marco Bertaiolli negocia com a CPTM a construção de viaduto no distrito de César de Souza e uma passagem subterrânea no Socorro
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Passagens de nível não suportam mais a quantidade de veículos. Além disso, há o transtorno diário com o fechamento das cancelas
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) se reunirá hoje com o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira. Na pauta do encontro, que ocorrerá às 15 horas, na sede da estatal, está a discussão sobre o cronograma de investimentos na reforma das estações ferroviárias na cidade (Jundiapeba, Brás Cubas, Centro e Estudantes) no decorrer do próximo ano até 2013, como preparação para a extensão do Expresso Leste à região. Ontem, a CPTM abriu licitação para a contratação da empresa que ficará responsável pelo serviço.


Contudo, outros dois assuntos deverão dominar a reunião de hoje à tarde: a ampliação de viagens do Expresso Turístico a partir de 2012, que, segundo promessa do próprio presidente da CPTM, passarão a ser semanais e não mais quinzenais, e melhorias nas passagens de nível da cidade, como construção de passagens subterrâneas ou viadutos. 
Bertaiolli adiantou que irá solicitar da presidência da CPTM a realização de estudos, além de elaboração do projeto executivo para construção de um viaduto sobre a linha férrea na avenida Riciéri José Marcatto, em César de Souza, além de ajuda financeira para a implantação de uma passagem subterrânea na avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, próximo ao Mogi Shopping. "Estas regiões sofrem constantemente com congestionamentos, independente da passagem do trem (região concedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres à MRS Logística). Na área central, o problema é pior, mas com os viadutos em Jundiapeba e na Vila Industrial, que devem ser construídos pelo governo federal no ano que vem, parte do problema será resolvido. Agora precisamos pensar na região leste da cidade, que apresenta muitos problemas de congestionamentos", justificou Bertaiolli. 
Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Transportes, a cada hora, 7.045 veículos, 257 bicicletas e 3.323 pedestres, totalizando 11.050 pessoas, ao menos, passam pelas sete passagens de nível existentes em Mogi. Se levado em consideração que o maior fluxo de pessoas e carros ocorre das 7 às 19 horas, num período de 12 horas, pode-se dizer que ao menos 132,6 mil pessoas (entre motoristas, pedestres e ciclistas) são afetadas diretamente pelo fechamento das cancelas da CPTM. A via que concentra maior fluxo de automóveis é a avenida Manoel Bezerra de Lima Filho: 1.948 veículos a cada 60 minutos. 
As avenidas Cavalheiro Nami Jafet e Valentina Mello Freire Borenstein estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente, no que se refere ao volume de carros: 1.074 e 1.035 a cada hora. Por servir de acesso à via Perimetral e, consequentemente, à Mogi-Dutra, as duas passagens não suportam a quantidade de veículos.


Fonte:Mogi  News