quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Estações terão acesso a terminais

Júlia Guimarães



A Companhia de Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deu ontem o primeiro passo para a modernização das estações ferroviárias da Cidade. A estatal publicou, no Diário Oficial desta terça-feira, o processo licitatório para contratação de empresa especializada para elaboração dos projetos ambientais e executivos, além da revisão dos básicos já existentes das estações Mogi das Cruzes, no Centro, e Estudantes, no Shangai, da Linha 11-Coral. O edital também vai atender ao pleito do Município para conexão dos novos prédios com os terminais municipais de transporte coletivo, de forma a facilitar a futura integração dos sistemas. A previsão é de que um próximo lote, que deverá ser publicado em janeiro, contemple as estruturas de Braz Cubas e Jundiapeba.


A licitação das estações mogianas faz parte de um lote de investimentos de R$ 5,8 milhões, que também contempla o terminal Engenheiro Manoel Feio, da Linha 12-Safira, em Itaquaquecetuba. Os envelopes com as propostas serão abertos em 6 de fevereiro, às 14h30, na sala de Licitações da CPTM, na Capital. A previsão da estatal é de que a elaboração dos três projetos dure 12 meses, a contar da data de assinatura da ordem de serviço. Isso quer dizer que os trabalhos só deverão ser licitados a partir de 2013, sendo que, em um cenário otimista, as inaugurações deverão ocorrer apenas em 2014, para quando também está prevista a vinda do Expresso Leste em tempo integral ao Município.


Até lá, os usuários mogianos da CPTM terão de continuar convivendo com a precariedade das estações. Reportagem recente publicada por O Diário mostrou que são grandes as dificuldades enfrentadas pelos passageiros, especialmente em razão dos vãos entre a plataforma e os trens, que tornam perigosos os embarques e desembarques. Foi justamente para colocar fim a situações como essa que a estatal teve de firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em atendimento à solicitação do Ministério Público do Estado de São Paulo, para remodelar todos os terminais mantidos por ela ao longo da linha férrea. O principal objetivo da Promotoria era o de garantir condições de acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A Assessoria de Imprensa da CPMT encaminhou nota à redação de O Diário em que informa que "as novas estações terão plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade, como elevadores, piso e rota táteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas. Além de banheiros públicos comuns terão sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida". Não há informações precisas sobre a previsão de início das obras. Porém, o TAC firmado com o MP prevê a modernização de todos os terminais até 2014, quando se encerra a atual gestão.


A nota também ressalta que as estações Estudantes e Mogi das Cruzes terão obras de integração com os terminais municipais de transporte público, localizados ao lado da linha férrea. Hoje, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) deve se reunir com o presidente da CPTM, Mário Bandeira, justamente para discutir os novos projetos, além do fechamento das cancelas da Cidade (leia mais nesta página).


Fonte:O Diário de Mogi