quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Perimetral deve ter ajuda do DER

MARA FLÔRES

O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) tem encontro marcado hoje com o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Clodoaldo Pelissioni, para cobrar a ajuda do órgão estadual na recuperação e manutenção da Via Perimetral nos trechos já existentes do anel viário. O chefe do Executivo irá propor duas alternativas: que o DER assuma a responsabilidade pela estrutura municipal ou, então, que dê uma contribuição financeira para que a própria Cidade faça isso.


"Estou exigindo do DER um cuidado com Mogi das Cruzes porque não podemos continuar a pagar uma conta que não é nossa", argumenta o prefeito ao atribuir, ao fluxo de veículos que circula no eixo Capital-Litoral, a culpa pela deterioração da Via Perimetral, principal artéria do sistema viário mogiano. "A Mogi-Dutra absorve o fluxo que vem da Ayrton Senna e, no dia 1º, vai colocar 110 mil carros dentro da Cidade, os quais simplesmente vão atravessar a Perimetral para pegar a Mogi-Bertioga rumo ao Litoral. Agora, a Mogi-Bertioga é do Estado, a Mogi-Dutra é do Estado e a Ayrton Senna, que cobra pedágio, também. E a conta quem paga é Mogi? Não. Queremos um quinhão disso e a minha proposta para o DER é assumir a manutenção da Perimetral ou dar o dinheiro para que façamos isso", pressiona Bertaiolli.


Segundo o chefe do Executivo, a Perimetral está esburacada e precisa ter o seu pavimento substituído a curto prazo para assegurar a fluidez necessária ao trânsito mogiano. O problema é que o Município não dispõe de recurso financeiro para isso. "Precisamos ter a Perimetral em ordem e quem estraga ela hoje é esse fluxo de 15 mil veículos a cada final de semana e os caminhões que cruzam a Perimetral, vindos de Santos, em direção à Capital e ao Vale do Paraíba.




Volta Fria


Além da recuperação da Perimetral, o prefeito irá aproveitar o encontro com o superintendente do DER para reforçar o pedido para que o Estado pavimente a Estrada da Volta Fria, transformando a vicinal numa extensão do anel viário municipal. Essa reivindicação já foi feita outras vezes e deverá ser atendida no ano que vem.


"Esse é o grande pedido nosso para a área do DER em 2012. Precisamos que a Perimetral seja complementada na extensão entre a Volta Fria e Jundiapeba para desviar o fluxo da SP-66, que está saturada", detalha o prefeito.


A pauta da reunião inclui, ainda, o avanço nas tratativas para que o DER dê a cessão de uma parte da sua sede no Bairro do Socorro para implantação de um Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre).


Fonte:O Diário de Mogi