terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Prévias expõem um PT que Suzano desconhecia

O resultado final das prévias do PT para escolha do futuro candidato do partido à Prefeitura Municipal de Suzano serviu para mostrar ao prefeito Marcelo Candido o quanto acertado estava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando buscou evitar, a todo custo, esse tipo de disputa dentro do partido, em São Paulo. A acachapante derrota imposta por Valdicir Stuani à candidata Célia Bortoletto, favorita declarada do prefeito, por uma diferença de 615 votos, expôs uma realidade até então pouco conhecida do PT suzanense. Mostrou que a liderança exercida pelo prefeito – assim como pelo seu pai, o deputado José Cândido – não é tão forte quanto muitos imaginavam. E por mais que se possa dizer que o partido se fortalece na diversidade de opiniões entre seus membros, haverá necessidade de uma ação rápida da parte dos dirigentes suzanenses para evitar que a disputa havida durante as prévias não acabe por interferir na futura campanha eleitoral. Ou seja, haverá necessidade de uma reunificação do partido, que acabou dividido. Muito menos pelas prévias, e mais pela posição pessoal do prefeito de apoiar abertamente a candidatura de Bortoletto, secretária de seu governo tanto quanto o vencedor Stuani. Marcelo poderia ter assumido o papel de árbitro da disputa, em vez de se tornar um cabo eleitoral de luxo de uma candidata difícil de ser trabalhada. Tentou repetir em Suzano o que Lula fez com Dilma Rousseff e acabou derrotado pelos seus próprios companheiros de legenda. Agora, além da inesperada derrota, terá de jogar o jogo que ele próprio propôs, e entrar de cabeça na campanha de um candidato que não era o seu favorito. Lula tinha razão: prévias são perigosas; principalmente quando se sai delas derrotado.


Na Bahia


A Kimberly Clark anuncia hoje, na Bahia, a implantação de uma empresa naquele Estado, com investimentos de R$ 100 milhões. A nova fábrica de Camaçari terá 430 empregados e produção anual de 360 milhões de unidades de fraldas, 410 milhões de absorventes e 110 milhões de rolos de papel higiênico. A empresa tem unidades em Mogi, Suzano, Correia Pinto (SC) e Eldorado do Sul (RS).




 Lombadas


Nana Teixeira, mulher do ex-vereador José Eduardo Cavalcanti Teixeira, o "Ado", contesta a informação de que foi o ex-prefeito Waldemar Costa Filho quem mandou destruir as lombadas da Vila Moraes, na Mogi-Bertioga. Segundo ela, "as lombadas foram arrancadas pelo então vereador Ado Teixeira, fato que pode ser comprovado consultando os arquivos da Câmara". A coluna mantém a notícia publicada.




 Pesquisa

O advogado Gustavo Ferreira (PP) liga para informar que o DEM integra o acordo firmado pelo PP, PT e PTB com vistas às próximas eleições, tendo como virtual candidato a prefeito o ex-vereador Austelino Ferreira Mattos. Segundo Gustavo, uma pesquisa a ser feita em janeiro deverá apontar o perfil daquele que terá o apoio do grupo para concorrer à Prefeitura de Mogi e seu futuro vice. Vale esperar para conferir.


Mudanças


A conferir: o médico pediatra Henrique George Naufel deverá ser anunciado, nas próximas horas, como o novo gestor do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, em substituição a José Eduardo Monteiro da Cunha. As alterações não devem parar por aí, com prováveis surpresas no setor.




 Fonte:O Diário de Mogi