quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Policiamento Mogi terá Rota a partir de janeiro

Eles trabalharão na Operação Verão, mas devem voltar à cidade em outras datas, que ainda não foram definidas
Luana Nogueiraa
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Ontem, 45 sargentos foram apresentados em solenidade em Mogi das Cruzes. Eles vão trabalhar em quatro cidades do Alto Tietê
A Ronda Ostensiva Tobias Aguiar (Rota) vai realizar ações em Mogi das Cruzes a partir de janeiro de 2012. As datas em que a cidade receberá o apoio não foram definidas, mas a expectativa é de que outras operações periódicas sejam realizadas também durante o ano. A informação é do responsável pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12) de Mogi das Cruzes, tenente-coronel Antônio Carlos Imperatriz. O anúncio foi feito ontem, durante a solenidade de apresentação de 45 sargentos para a região do Alto Tietê. Eles trabalharão na Operação Verão, que seguirá até o dia 31 de janeiro.


Uma das novidades para o município é o reforço que será recebido no início de 2012 com a ação da Rota. "Nós vamos contar com a Rota, assim como ocorreu nos Jogos Abertos do Interior. Teremos ações durante o mês de janeiro na região, sem datas ou dias marcados. A previsão do nosso comando metropolitano é de que a Rota venha periodicamente na nossa região. Geralmente, ela virá para fazer ações conjuntas conosco", detalhou Imperatriz. 
Um dos critérios levados em consideração para destinar os policiais da Operação Verão para o Alto Tietê foi a disposição das cidades em receber o efetivo temporário. "Serão 20 sargentos para Mogi, quatro para Biritiba Mirim, 11 para Guararema e dez para Suzano. Todas as cidades do Alto Tietê foram consultadas se tinha interesse em receber. Para isso, estava atrelado o município nos ajudar com a estadia desses policiais e somente estes quatro municípios manifestaram interesse", afirmou Imperatriz. Ele informou que, depois que a operação terminar, em janeiro, será possível que soldados que reforçaram o policiamento acabem se fixando na região. "Este número será definido em janeiro", acrescentou. 
Um dos objetivos da Operação Verão é reforçar o policiamento do período de fim de ano. "Esta iniciativa é pioneira. Será a primeira vez que policiais atuarão na Grande São Paulo. Normalmente, eles ficam no litoral. Esta medida foi tomada também porque alguns índices criminais estão passando da Grande São Paulo para cá. Por isso, esta preocupação do reforço do policiamento", esclareceu o comandante do 17° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel José Francisco Braga.




Déficit
No evento, também foi discutido o déficit de policiais na cidade. "Muito se fala do efetivo do 17° Batalhão. Nós recebemos 29 policiais no mês passado. Temos fixado 522 policiais e um déficit de 9% em relação a este número. Este déficit fica abaixo da média da maioria das unidades da Polícia Militar", destacou Braga. Com base nas informações, a falta de policiais na cidade é de 46 homens.


Com o reforço no efetivo, a polícia pretende trabalhar com as estatísticas e com os apontamentos da população. Uma das áreas que receberão intensificação será o parque Botyra Camorim Gatti, onde foram identificados possíveis usuários e traficantes de drogas.


Fonte:Mogi News