quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Creas atenderá moradores de rua

META Creas Pop quer resgatar convívio familiar dos andarilhos para que eles possam voltar às suas casas


Júlia Guimarães



A Secretaria Municipal de Assistência Social pretende inaugurar até o fim do mês de janeiro o futuro Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua (Creas Pop). A unidade, que terá uma série de serviços de cunho social e assistencial, deverá se tornar um importante equipamento de apoio aos indigentes da Cidade. A intenção do Executivo é promover ações que incentivem a recuperação da autoestima destas pessoas de forma que elas resgatem o convívio familiar e possam até mesmo retornar às suas casas. O Creas Pop será instalado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Mogi e o Governo Federal.


A secretária municipal de Assistência Social, Maria Marinês Mazaro Piva, informou ontem que o Creas Pop será implantado em um imóvel particular, alugado pela Administração Municipal para este fim. Ela preferiu não revelar o endereço da futura unidade, mas explicou que a mesma ficará nas proximidades da região central, abaixo da linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O local vem passando por reformas, cujos custos ficaram por conta do proprietário, e nos próximos dias deverá receber o mobiliário. "Minha previsão é de que, até o final do mês de janeiro, o Creas Pop poderá ser inaugurado. Será um importante equipamento para que possamos trabalhar a inserção social destas pessoas".


Marinês explicou que a unidade terá uma ampla rede de profissionais capacitados para lidar com os moradores de rua. "O objetivo maior é possibilitar condições de acolhida nessa rede sócio assistencial e tentar realizar atividades coletivas, para que a gente possa diminuir o número de pessoas nas ruas. Queremos resgatar a autoestima das pessoas que estão em situação de rua para que elas possam ser inseridas novamente dentro do seio familiar", ressaltou.


O Creas Pop não vai oferecer abrigo. Porém, a unidade permanecerá aberta durante quase todo o dia e disponibilizará alimento, vestuário e higienização pessoal aos moradores de rua. O local também terá oficinas e programas de entretenimento para que as pessoas ocupem o tempo com mais qualidade do que nas ruas e praças da Cidade. O local também deverá oferecer palestras e orientações na área da saúde e de prevenção contra álcool e drogas. "O trabalho será bastante amplo e deverá alcançar outras áreas, além da Assistência Social, como, por exemplo a Saúde".


De acordo com a secretária Marinês Piva, há atualmente uma média de 25 andarilhos que pertencem à Cidade. O restante vem de outras localidades. Para estes, também haverá acolhida no Creas Pop, porém será realizado um trabalho de conscientização para que voltem aos municípios de origem.




Verbas


De acordo com Marinês, o Creas Pop foi criado pelo Governo Federal neste ano e Mogi das Cruzes está entre as primeiras cidades a receber a novidade. A União vai destinar R$ 13 mil mensais para manutenção do espaço. A Prefeitura ficará com as despesas de aluguel e parte da folha de pagamento.


Fonte:O Diário de Mogi