quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Taboão Prefeitura não possui estudos de viabilidade de aeroporto

Em resposta a vereador, Executivo diz que competência é do Departamento de Aviação Civil
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Vereadores durante a sessão de ontem da Câmara; presidente de CEV do Aeroporto, Tobias prometeu cobrar ações da Prefeitura
Em resposta a um requerimento encaminhado pelo vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) criada para acompanhar os assuntos relacionados à possível instalação de um aeroporto em Mogi das Cruzes, a Prefeitura afirmou que "não possui nenhuma informação quanto a viabilidade técnica da região". O documento é assinado pelo secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar. Em outro trecho, o despacho esclarece que "as ações operacionais de implantação de um aeroporto e da infraestrutura aeroportuária são de competência do Departamento de Aviação Civil, do Comando da Aeronáutica".


O posicionamento demonstra que o município está em desvantagem na disputa pelo terceiro aeroporto do Estado e, por isso, se faz ainda mais necessária a viagem que o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) fará até Brasília, para apresentar, oficialmente, o Taboão como área candidata a receber o empreendimento.


No ofício elaborado pelo parlamentar, ele questiona se o Executivo dispõe de áreas para a instalação do projeto. A resposta é que "no ano de 2007 foi formada uma comissão específica para discutir a implantação de um aeroporto. O Taboão foi identificado com uma área em potencial para o equipamento". O zoneamento do terreno também não será empecilho, uma vez que a Prefeitura diz que "as áreas livres localizadas no local são rurais".


Enquanto Mogi corre atrás de estudos de viabilidade técnica, cidades concorrentes, como São José dos Campos, que busca meios de ampliar o terminal existente ou até mesmo construir um novo, e Santo André, que afirma já ter um terreno e investidores interessados na construção de um aeroporto, estão na frente na disputa pelo investimento de bilhões de reais.




Cobrança
Tobias discordou da resposta da Prefeitura e afirmou que existe um estudo, inclusive, já apresentado pelo próprio Executivo, apontando o Taboão com condições de receber o empreendimento. "Acredito que esta resposta é de uma análise mais recente", disse. "Vamos cobrar que a administração municipal busque o que for necessário", afirmou.


Fonte:Mogi News