quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PR quer ver acordo cumprido

SABRINA PACCA



O presidente do diretório municipal do Partido da República (PR), Marcos Damásio, garantiu que até o final da semana definirá se o vereador Rubens Benedito Fernandes, o Bibo, será o candidato a presidente da Câmara Municipal para o exercício de 2012. Entretanto, ele já adiantou que a posição do deputado federal Valdemar Costa Neto, líder do partido em Brasília, é pela manutenção do acordo de cavalheiros, feito entre os legisladores, o qual priorizava a presidência para o PR.


"Ainda preciso conversar com o vereador Bibo sobre o assunto, mas a intenção do deputado Valdemar é de união e fortalecimento do partido e a presidência da Câmara para o PR já havia sido acordada. Garanto que teremos uma definição sobre essa questão ainda nessa semana, sem falta", disse Damásio.


Em contrapartida, nos bastidores, há vereadores que desejam ver Nabil Nahi Safiti (PSD) como presidente da Casa de Leis e alguns garantem que a disputa com Bibo será inevitável. Safiti, no entanto, não confirma se é ou não candidato. "Só falo sobre esse assunto no final de novembro", garantiu o parlamentar.


Bibo parece estar mais certo do que deseja. Ele admitiu que se preparou para o cargo, durante todo este ano, organizando seus compromissos de trabalho e montando um pré-esquema para administrar o papel de presidente com o de candidato à reeleição em 2012. "Dá para fazer as duas coisas, sem o menor problema. É só uma questão de dividir bem o dia. Nos anos anteriores, não quis ser presidente por causa do meu trabalho, como médico. Mas, para o ano que vem, já tenho tudo pensado e não será difícil levar isso", afirmou o vereador.


O fato é que Bibo atua como médico do INSS e terá, por lei, de se afastar do cargo caso assuma a presidência da Câmara. Esta obrigação está sendo usada, politicamente, contra o vereador do PR. Alguns de seus colegas chegaram a dizer que Bibo seria mantido, neste período, pelo próprio partido, já que o salário como médico seria maior do que o que receberia como presidente. "A troco do que ele trocaria o que ele ganha no INSS pela presidência?", questionou à reportagem de O Diário um vereador que preferiu não se identificar.


Bibo retruca. "O que eu faço com o meu dinheiro e o quanto eu ganho ou deixo de ganhar é problema meu. Ninguém sabe se eu me preparei para este momento, se tenho condições de assumir este compromisso. Sei que pela legislação, se eu assumir a presidência terei de me afastar do INSS, até mesmo por causa das minhas atribuições. Mas veja, bem. Para concorrer às eleições municipais, também terei de me afastar. Então, o que precisarei fazer é só pedir licença alguns meses antes do que eu deveria", salientou.


Se haverá disputa entre Nabil e Bibo ou se o acordo para que o PR assuma a presidência será mantido, os mogianos ficarão sabendo ainda neste mês. Isso porque a escolha da Mesa Diretiva já tem data marcada. A votação para o presidente do Legislativo, vice-presidente, primeiro e segundo secretários acontecerá no dia 6 de dezembro.


Fonte:O Diário de Mogi