quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Alto Tietê reivindica mais policiais

Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento têm reunião com o comandante geral para discutir o assunto hoje
Bras Santos
Da Redação
Adriano Vaccari

Larini, presidente do Condemat, encabeça a comitiva de prefeitos
Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) tem reunião marcada para as 9 horas de hoje com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Camilo. Na pauta do encontro, que acontecerá na Capital, estarão diversos assuntos relacionados à segurança da população nos municípios da região, em especial a ampliação do efetivo de policiais, promessa que ainda não foi cumprida pela corporação.O deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS) recebeu a informação de que para a região serão 70 policiais. Além do efetivo, os prefeitos pretendem cobrar definições sobre a instalação de novas bases comunitárias e a implantação do programa Atividade Delegada. 
A decisão de procurar o comandante foi anunciada pelo Condemat durante reunião realizada no último dia 26, em Ferraz de Vasconcelos. Esta semana, a assessoria de Imprensa do presidente da entidade e prefeito de Arujá, Abel Larini (PR), informou que todos os prefeitos foram convidados para o encontro. O presidente da Associação das Câmaras de Vereadores do Alto Tietê, Edson Cury (PSB), que comanda a Câmara de Ferraz, também deverá participar da audiência, prevista para acontecer na sede do Comando da PM, na Luz. A Frente Parlamentar em Defesa do Alto Tietê, que tem à frente o deputado estadual André do Prado (PR) também poderá marcar presença.


Os questionamentos das lideranças políticas da região deverão ter como base as informações desencontradas da PM sobre o aumento do efetivo na região do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-12) que engloba os batalhões instalados em Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Suzano. Nos últimos meses, a corporação divulgou informações contraditórias sobre o envio de novos policiais para o Alto Tietê. 
Na segunda-feira passada, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) participou da formatura de mais de 2,1 mil novos policiais de 2ª classe. Eles reforçarão o policiamento na Capital, na Grande São Paulo, em cidades do Litoral e do Interior. No entanto, nenhum deles virá para o Alto Tietê. Na cerimônia de formatura, o tucano reforçou algumas promessas de campanha para a área da segurança que os prefeitos da região ainda querem ver cumpridas. "Teremos mais duas mil viaturas dentro de 60 a 90 dias, 200 bases comunitárias e mil agentes especiais de escolta. Enfim, policiamento na rua, preventivo, ostensivo, para proteger a população", disse o governador na ocasião. 
Os prefeitos também pretendem obter uma definição sobre o programa Atividade Delegada No Alto Tietê, só Mogi conseguiu implantar o trabalho preventivo que depende de parceria entre as prefeituras.


Fonte:Mogi News