quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Jogos Abertos

Divulgação



A Coordenadoria de Turismo e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer estão empenhadas em dar o máximo de conforto e estrutura possíveis aos atletas que vão participar dos Jogos Abertos do Interior, entre os dias 7 e 19 de novembro, na cidade.


Alojamentos
As escolas públicas serão locais de alojamento para os atletas. Outra parte deste público, formada por familiares e visitantes, ficará hospedada nos hotéis. A relação de hotéis disponíveis na cidade, bem como de sítios, fazendas, propriedades rurais e colônias de férias já foi repassada.


Vagas em hotéis
Mogi dispõe de 1.500 leitos, sendo 800 só no Blue Tree Park, em Jundiapeba, e os outros são os disponíveis nos hotéis da região central: "É um número pequeno de pessoas que ficará hospedada nestes locais, portanto, acredito que dará para acomodar a todos. Nós, do Turismo, vamos divulgar os pontos atrativos da cidade", afirmou o coordenador de Turismo, Fábio Barbosa. A Secretaria de Esportes e Lazer, por exemplo, já tem um mapa pronto da cidade que será distribuído aos visitantes e atletas. 
Divulgação

Cicloturismo
Desde o ano passado, a Coordenadoria de Turismo de Mogi incentiva a prática do cicloturismo, modalidade bastante difundida na Europa e que ganha cada vez mais adeptos em Mogi. Até um folder para incentivar a visita de pontos turísticos da cidade foi produzido para divulgar as opções de passeio e trilhas na cidade.


Vagão exclusivo
Aproveitando que o Expresso Turístico vem para Mogi, agora uma vez por mês, e dependendo da disponibilidade, traz um vagão exclusivo para o transporte de bicicletas, a cidade garante estar preparada para receber os amantes do ciclismo com conforto e segurança. 
Apoio
Para isso, tem monitores especializados com carro de apoio com água e frutas para os ciclistas e ferramentas para eventuais reparos nas bicicletas. O carro também leva os participantes em caso de cansaço excessivo para descansarem. Existe a garantia de também ser realizada manutenção das bicicletas com pequenos reparos. 
Bicicletários
Mogi dispõe de três bicicletários em espaços públicos: no Museu Guiomar Pinheiro Franco, no Parque Centenário e no Teatro Vasques. Mais informações podem ser obtidas diretamente no Posto de Informações Turísticas localizado na Praça Osvaldo Cruz (4798-5078 ou 4726-9920) ou no Balcão do Expresso Turístico na Estação da Luz (4527-2000). 
Jorge Moraes

Vagão especial
O coordenador de Turismo de Mogi, Fábio Barbosa, afirmou que na última visita do trem com vagão bicicletário vieram 27 ciclistas de 45 lugares do Estado de São Paulo: "Foi bem interessante e quem administra a vinda do vagão bicicletário com o Expresso Turístico é justamente a CPTM, que comercializa as passagens". Por conta das obras da CPTM, desde o ano passado, o Expresso Turístico vem apenas uma vez por mês.
Sabaúna
Para o próximo dia 27 de novembro está sendo comercializado um pacote para o distrito de Sabaúna. É um pacote fechado para levar turistas e inclui alimentação no local, passeios até a Fazenda São José, que tem produção de leite, além de shows musicais na comunidade, desfile cívico e uma série de atividades.


Seguro e alimentação
O pacote fechado custa R$ 130 por pessoa. Duas agências operam o pacote e fazem as vendas para a CPTM. Neste valor está incluídos também o seguro viagem, serviço de bordo, monitoria e alimentação. O trem sairá às 8h30 da estação da Luz, em São Paulo, e chegará por volta das 10h40 em Sabaúna. 
De volta
Os turistas passam o dia inteiro no distrito e retornam para São Paulo por volta das 15 horas. Mogianos também podem embarcar no trem na Estação Estudantes, sem a necessidade de ir até São Paulo, mas o preço do pacote não muda: os mesmos R$ 130. 
Pernilongo
Um requerimento solicitando à Prefeitura ações de combate a mosquitos e pernilongos nos bairros da cidade gerou amplo debate na sessão da última terça-feira. O documento, aprovado por unanimidade, foi apresentado com base em dezenas de reclamações recebidas pelos vereadores de moradores incomodados com a infestação de insetos em diversos locais, especialmente próximos a rios e outros cursos de água.


Divulgação

E agora?
"Esta é uma importante questão de saúde pública e queremos saber o que vai ser feito a respeito. Em muitos bairros, as famílias, especialmente as crianças, estão sofrendo com estes insetos, que podem transmitir doenças", destacou o vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), autor do requerimento.


Fumacê
Durante a votação, o trabalho recebeu grande apoio dos demais vereadores, que também receberam muitas reclamações a respeito do assunto: "Antigamente havia aquele caminhão de fumaça, que jogava inseticida pela cidade e amenizava bastante o problema. Hoje, a Vigilância Sanitária proíbe esta prática, mas precisamos de ações para reduzir os transtornos, especialmente com a chegada do verão", observou o presidente do Legislativo, Mauro Araújo (PMDB).


e-mails do leitor
Idosos
Muito apreciaria se este conceituado veículo de comunicação abrisse espaço para a discussão sobre a exigência do setor público de Mogi das Cruzes na cobrança das vagas de estacionamento para idosos disponíveis no centro da cidade. Não estou discutindo a legalidade, mas a moralidade de tal prática. Pelo estatuto do idoso, o transporte é gratuito, seja ele prestado por entidades públicas ou privadas. Pelo mesmo estatuto é assegurado ao idoso o pagamento de meia entrada no acesso às casas de espetáculo. Esses preceitos diminuem em 50% o faturamento (lucro) de entidades privadas que recolhem impostos à Prefeitura. Não seria mais humano, para não dizer mais ético, liberar os idosos que já fizeram suficientes contribuições ao longo de suas vidas de tal pagamento? Não se esqueçam nossos honoráveis homens públicos que tal medida reduziria em apenas 5% a arrecadação relativa aos estacionamentos. Nosso estimado prefeito tem demonstrado especial atenção para com os idosos, oferecendo praças públicas e várias ATIs. Essa atitude nos parece um contra-senso no que se refere às vagas de estacionamento.


Hamilton G. Ceola
hgceola@hotmail.com


Contradições
A notícia do momento: o câncer de Lula! A elite brasileira não admite um operário ter um atendimento rápido, ainda que seja a pior doença! Alguém se lembra da mídia comentar o porquê que o Zé Alencar não se tratava no SUS? Claro que não, ele era um empresário! Agora para o Lula é inadmissível! A desculpa para criticar o Lula é justamente mexendo com o brio de quem utiliza o SUS... Agora, por que nesses momentos a mídia não cita Cuba como exemplo? Lá, o lixeiro e o engenheiro são tratados nas mesmíssimas condições, e bem! O segredo? Não existe saúde privada, enquanto doença der lucro, o SUS vai continuar uma m..., mas se o Lula fosse mexer nisso enquanto presidente, ah, demonizariam-no ainda mais!
Rodrigo Valverde
rodrigo_valverde1@hotmail.com


Fonte:Mogi News