quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Gestantes Prefeitura vai ampliar atendimento do Mãe Mogiana até dezembro

O objetivo será acolher as grávidas já na 29ª semana de gestação, e não mais na 34ª como ocorre atualmente
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Serviços oferecidos às gestantes da cidade serão ampliados no programa Mãe Mogiana
A Prefeitura de Mogi vai ampliar o atendimento do programa Mãe Mogiana. O novo projeto visa acolher as grávidas na 29ª semana de gestação, e não mais na 34ª como ocorre atualmente. Até agora, apenas 45% dos partos realizado na Santa Casa da cidade tiveram acompanhamento do programa. A nova formatação tem como meta ampliar este porcentual para 90%. A média de partos desde quando o programa foi lançado, em outubro de 2010, é de 160 por mês e a expectativa é atingir a marca de 322 a cada 30 dias. A quantidade de consultas também sofrerá ampliação - passará de 950 para 2.350 por mês. 
Outro objetivo do novo Mãe Mogiana será atender os casos de gravidez de alto risco, dividindo a responsabilidade com a unidade do Pró-Mulher. E, além de aumentar o período em que as gestantes ficarão assistidas, a iniciativa vai possibilitar que os médicos ginecologistas dos postos de saúde ampliem o número de consultas dos pacientes da rede básica.


De acordo com o secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis, o tempo de espera para passar por um ginecologista é de 30 dias e a expectativa é de que este tempo diminua assim que as grávidas com 29 semanas de gestação forem encaminhadas ao programa.


O serviço continuará sendo prestado pela equipe de ginecologia da Santa Casa, no prédio da rua Coronel Souza Franco, atrás do hospital, porém, com um número maior de consultórios. O setor oftalmológico da instituição, que funciona no local, será transferido para os espaços recém-alugados na policlínica da Universidade de Mogi das Cruzes. Com isso, novas salas ficarão à disposição para atender às gestantes. 
O repasse da Prefeitura sairá dos atuais R$ 31 mil para aproximadamente R$ 70 mil. O valor será definido durante uma reunião entre o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e os vereadores na próxima sexta-feira. O projeto, que deverá ser encaminhado ao Legislativo na semana que vem será detalhado aos parlamentares. O encontro ficou definido durante uma reunião realizada ontem no gabinete do chefe do Executivo. A expectativa é de que a ampliação do Mãe Mogiana ocorra ainda este ano.


As mulheres também receberão um número maior de passes de ônibus por mês. Se hoje recebem 10, passarão a ter o dobro. Mais profissionais precisarão ser contratados pela Santa Casa e caberá ao Executivo subsidiar parte do pagamento deles.


Fonte:Mogi News