quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Evento prioriza educação e saúde

EM AÇÃO Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi aberta ontem, no Instituto Anna de Moura


IVAN CARVALHO
Especial para O Diário
Melhorias na educação, saúde e acessibilidade dos portadores de deficiência foram as principais necessidades apontadas ontem, na abertura da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Instituto Anna de Moura, em Braz Cubas. O evento, que discute os avanços conquistados na proteção dos menores que vivem em Mogi, o cumprimento dos direitos e deveres e o que precisa ser melhorado no que se refere à gestão da política nacional dos direitos humanos do público infanto-juvenil, será encerrado hoje.


Segundo a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA, Débora Andrade Lapique, a conferência que terá continuidade hoje e irá discutir entre outras questões o avanço nos trabalhos realizados em favor das crianças e adolescentes, avaliará o atendimento garantido pela rede e quais as dificuldades ainda enfrentadas cotidianamente. "Pretendemos captar propostas para melhorar ainda mais o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, lembrando que um dos maiores problemas da atualidade é o acolhimento dos menores sem família, em situação de abrigamento, além da falta de professores nas escolas e de médicos em hospitais", considerou.


Para Débora, é essencial mobilizar todos os setores da sociedade para discutir os assuntos que interessam ao universo das crianças e adolescentes e selecionar propostas concretas que serão levadas à conferência regional. "A sociedade necessita ser esclarecida sobre os direitos e deveres deste público, cuidar e acompanhar o crescimento orgânico e mental destas crianças e fortalecer as bases familiares, para que os mesmos tenham exemplos a serem seguidos. Demorou anos para eles conquistarem estes direitos, e agora, é a oportunidade de serem ouvidos", detalhou.


O evento segue até o final do dia de hoje, com palestras, debates, formação e execução de grupos de trabalho e escolha de delegados que irão representar o Município na conferência estadual, em fevereiro de 2012. Um dos adolescentes ligados à Comissão Organizadora, Danilo Pinto de Oliveira, 16 anos, declarou que espera o apoio, experiência dos participantes e, principalmente, a coragem para trazer experiências que possam ajudar a mudar realidades negativas na vida das crianças que necessitam de ajuda.


Ao final do evento, o resultado das discussões e propostas escolhidas serão enviadas à conferência regional e, posteriormente, ao encontro nacional, que acontecerá em julho de 2012, em Brasília.


Fonte:O Diário de Mogi