quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ampliação Mogi terá mais centros educacionais

Prefeito anunciou ontem construção de complexos no Botujuru e no Socorro ainda durante seu mandato
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Bertaiolli anunciou unidades após solenidade que marcou o início das obras de reforma de ampliação da escola da Vila Lavínia
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) garantiu que, até o ano que vem, quando terminar o mandato, o atendimento de período integral do ensino fundamental de 1ª ao 5º ano na cidade será ampliado com a implantação de mais dois Centros Municipais de Projetos Educacionais (Cempres): um no Botujuru e outro no Socorro. A unidade que atenderá mais de mil crianças do Socorro e de César de Souza será construída na área de 8,5 mil metros quadrados do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que será cedida à administração municipal. 
A novidade foi anunciada ontem pelo prefeito após solenidade que marcou o início das obras de reforma de ampliação da Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes, conhecida como Caic, na Vila Lavínia. A escola de Brás Cubas, que atualmente atende a 1,5 mil alunos, desde a creche até o ciclo II do ensino fundamental terá investimento de R$ 2,4 milhões para melhorias de infraestrutura e construção de um ginásio poliesportivo e um auditório, com "status" de Cempre. 
O contrato é de nove meses, mas a administração municipal quer inaugurar o novo prédio até julho do ano que vem. "A educação e a saúde são os dois setores de maior prioridade no meu governo. O período integral tanto na creche, quanto nas escolas de ensino fundamental é algo que temos investido muito e cada vez mais aumenta a demanda. No caso dos Cempres, a ideia é melhorar a educação com atividades extracurriculares no contraturno e nas férias os espaços serão abertos à população. Por serem complexos educacionais em diferentes pontos da cidade, haverá investimentos diversificados com enfoque em algumas modalidades. No caso do Socorro, o espaço terá vocação para a cultura, com produção de peças de teatro e músicas", adiantou Bertaiolli. 
O prefeito confirmou o que o Mogi News havia antecipado há alguns meses: que o processo de cessão da área pelo DER, onde hoje funciona o escritório regional do órgão, está em análise pelo Conselho do Patrimônio Imobiliário, pertencente à Secretaria Estadual de Planejamento, para coleta e análise de documentos que oficializarão a doação. 
A expectativa é de que até o mês que vem a área seja revertida e a Prefeitura dê início ao processo. "Estamos com tudo pronto: projeto, estudos do orçamento. Assim que recebermos oficialmente a área, daremos o ´start´ com abertura da licitação para contratação da empresa que construirá o Cempre do Socorro e que ficará pronto no ano letivo de 2013", prometeu. 
A nova unidade terá capacidade para atender 1.040 alunos em tempo integral. O mesmo acontecerá com o do Botujuru, que está em obras e, segundo o prefeito, será entregue à população em fevereiro de 2012.


"Com isso, posso dizer que fecho o meu primeiro mandato com quatro Cempres (Jardim Lair, Caic da Vila Lavínia, Botujuru e Socorro) e vou deixar tudo pronto para construção de dois Cempres a partir de 2013. Vou deixar projeto, indicação do terreno e recursos para unidades em Jundiapeba (escola Mário Portes) e no Cocuera", finalizou. 
Dos complexos educacionais, os chamados Cempres, apenas o da Vila Lavínia não terá atendimento em período integral. Segundo a secretária de Educação Maria Geny Borges Ávila Horle, o grande número de alunos (1,8 mil) dificulta a realização do chamado contraturno na escola. "Vamos fazer estudos para implantar, a partir de 2013, atividades extracurriculares, em horários diferenciados, para aproveitarmos toda a estrutura", explica Maria Geny. 


Creches 
Outra prioridade do prefeito Marco Bertaiolli para o ano que vem é a entrega de todas as creches do pacote de 41 unidades prometidas por ele e que atenderão 5.448 crianças dos seis meses a quatro anos. "Até o fim deste ano, teremos entregues 27 unidades e, no início do ano letivo de 2012, vamos inaugurar mais 11 e outras três até o fim do mandato", elencou Bertaiolli.


Fonte:Mogi News