sábado, 1 de outubro de 2011

Samu começa a atender na Região

Especial para O Diário
Começa a funcionar hoje, às 7 horas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado pelo telefone 192, na Região de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis. O Consórcio Regional de Saúde (Cresamu), com base em Mogi, atenderá direta e indiretamente 560 mil pessoas. No ano que vem, o número pode chegar a um milhão, após a implantação de duas novas unidades em Guararema e Arujá.


A coordenadora do Cresamu na Região, Marli dos Reis, explica que o Samu é apenas um serviço de Atendimento Pré-Hospitalar. Vale destacar que não se trata de um trabalho de remoção. Realizamos os primeiros-socorros às vítimas e as encaminhamos para uma unidade hospitalar mais próxima. Não fazemos transferência, isso é um serviço próprio do hospital, alertou Marli.


O Cresamu contará com 11 ambulâncias até o ano que vem - nove de suporte básico e duas de suporte avançado - Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Móvel. Mais de 30 funcionários, entre médicos e motoristas, estarão de plantão 24 horas para atender a população.


Ontem, cerca de 300 pessoas acompanharam a cerimônia de inauguração da unidade do Samu, em Salesópolis. O cerimonial teve início por volta das 9h40 e se encerrou uma hora depois, com um longo discurso do prefeito Adilson Moraes, o Bolinha. Houve também desfile das ambulâncias e mais de 10 minutos de fogos de artifício.


A população recebeu com orgulho a unidade do Samu. Alguns, até choravam durante a inauguração da placa, descerrada pelo prefeito e seu vice, Gilberto Lozano.


Para o aposentado Ailton Gomes, 54 anos, a implantação do serviço na Cidade é a realização de um sonho. "Tínhamos um atendimento muito precário. Este é um momento especial para nossa gente", comentou.


O fato de a Cidade ser cortada pelas rodovias Mogi-Salesópolis e Salesópolis-Pitas torna a implantação do Samu de extrema importância. A Estância Turística de Salesópolis conta com 18 mil habitantes fixos. Durante os finais de semana, com o fluxo de visitantes, este número chega a quase 30 mil. Além disso, é caminho para o Litoral Norte e circulam por lá muitos caminhões por causa do grande número de sítios e plantações. Estamos a 45 quilômetros do maior centro hospitalar (Mogi) e, agora, é uma garantia de mais um suporte para salvar a vida das pessoas", explicou o prefeito Bolinha.


O Ministério da Saúde informou que Guararema e Arujá ganharão unidades do Samu apenas no ano que vem. As obras já foram iniciadas. A ampliação do atendimento já faz parte do Consórcio Regional firmado com o Governo do Estado de São Paulo.


Biritiba


Biritiba também inaugurou o Samu na tarde de ontem. O evento aconteceu na Praça Oswaldo Cruz, s/nº, no Centro, mesmo local onde foi implantada a unidade. O evento contou com a participação de autoridades locais e regionais.


Fonte:O Diário de Mogi