sábado, 1 de outubro de 2011

Para valer

Agora é oficial: o prefeito Marco Bertaiolli vai para o PSD. Na quinta-feira, ele teve uma boa conversa com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), com o prefeito paulistano e fundador do novo partido, Gilberto Kassab, e outros caciques políticos. Segundo a coluna apurou, Alckmin teria dito que entendia a fidelidade de Bertaiolli a Kassab e garantido o bom relacionamento com o político mogiano, até mesmo porque o vice-prefeito, José Antônio Cuco Pereira, é do PSDB. A amizade, portanto, continua. Conclusão: aconteceu o que a coluna antecipou em notas nos últimos dias. 
Daniel Carvalho



Olímpio no PSC 
Agora é oficial. O vereador Olímpio Tomiyama deverá concorrer à reeleição a uma cadeira na Câmara pelo PSC. Ontem, ele assinou sua filiação à legenda, que, tempos atrás, pertenceu à família Lopes, passou pelas mãos de Thamara Strelec e agora está sob direção do advogado José Calderaro. 


Troca-troca
Outro vereador que deverá anunciar a troca de partido é Osvaldo Ferreira dos Santos, o Osvaldo do Mercado. Do PPS, ele está de malas prontas para assinar com o PP. 




Maluf em Mogi?
O presidente do PP em Mogi, Gustavo Ferreira, organiza um grande evento para a apresentação de Osvaldo do Mercado, entre outros filiados da legenda e que devem concorrer nas eleições municipais do ano que vem. Contudo, é incerta a presença da principal figura política do partido, o deputado Paulo Maluf, em meio ao ressurgimento de um escândalo de corrupção envolvendo o nome do parlamentar. 


Réu
Paulo Maluf virou réu sob acusação de crime de lavagem de dinheiro no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele, familiares e doleiros são acusados pelo Ministério Público de desviar mais de US$ 1 bilhão para o exterior. Se for condenado, Maluf pode pegar de três a dez anos de prisão.




Pizza? 
Entretanto, a acusação contra Maluf prescreverá em 2014. Como não há previsão para que o STF realize o julgamento definitivo do processo, é possível que o caso acabe em pizza como tantas outras ações jurídicas envolvendo políticos.




Na UTI
Antônio Carlos Lopes, de 68 anos, deve continuar internado neste fim de semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Mogi. Vítima de um infarto na noite de anteontem, seu estado de saúde é estável, segundo o filho, Carlos de Souza Lopes, o Cacá. Na segunda-feira, ele deve ser transferido para o Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde será submetido a um cateterismo. 




Na ativa
Apesar do incidente de saúde, Antônio Carlos deverá atuar nos bastidores da política mogiana nas próximas eleições com o PP de Paulo Maluf, segundo garantiu o filho, Cacá. 




Susto 
A notícia do infarto de Antônio Carlos teria causado um mal estar e quase levou para o hospital outro integrante da família Lopes, o ex-deputado estadual Jacob Lopes, o irmão, que, após o escândalo do Mogigate, mantém-se longe da polícia, em retiro em Guararema. 




Despedida
A advogada Elen Maria Oliveira Valente de Carvalho cumpriu ontem seu último dia como secretária de Gestão. Após 20 anos na administração pública, ela deixa o cargo para atuar como tabeliã-substituta no 2º Cartório de Notas e Registros da cidade, ao lado da filha, Maria Natália. Na sua mesa, ontem, ao invés de inúmeros processos de licitações, havia diversos buquês de flores e presentes dos colegas da Prefeitura.




Interino 
Até o fim da tarde de ontem, o nome do substituto de Elen, novo secretário de Gestão, não havia sido divulgado. O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli prometeu anunciar o nome na segunda-feira, após o meio-dia. Até lá, o secretário-adjunto, Antero Rodrigues Júnior, responderá pelos despachos rotineiros. 


Quase 
Quem também esteve prestes a se despedir da administração municipal é a advogada Dalciani Felizardo, coordenadora de Habitação. Segundo apurou a coluna, Dalciani também foi aprovada no concurso de cartórios. Dos 150 cartórios na lista, ela teria escolhido o de Tupi, a 700 quilômetros da capital. 
Jorge Moraes



Fico 
Entretanto, no dia da diplomação, na última segunda-feira, na capital, Dalciani desistiu de mudar-se da cidade. A advogada trabalha em Mogi desde 2007 e atuou com Elen na Secretaria de Assuntos Jurídicos, nos casos Mito e aterro sanitário. 
Jorge Moraes



Prêmio 
A jornalista Maria Izabel Bazani, editora de Esportes do Mogi News, foi premiada com o título de "Menção Honrosa" pelo trabalho científico apresentado no XIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes. Ela concorreu com 79 alunos de graduação das áreas de Humanas, Biológicas e Exatas, que desenvolveram trabalhos com bolsas de estudos do Programa Institucional de Iniciação Científica 2011. Izabel, jornalista formada, e que agora cursa Direito, desenvolveu o tema "Liberdade de Imprensa e Direito de Intimidade". 


Fonte:Mogi News