domingo, 30 de outubro de 2011

Em casa, Lula evita usar a voz um dia antes de iniciar quimioterapia

Um dia após receber a notícia sobre um tumor na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva passa o domingo descansando em São Bernardo do Campo (SP) e seguindo a orientação médica de falar pouco, segundo informou sua assessoria. Não há previsão de visitas ao longo do dia.

Lula passou por exames ontem no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que detectaram a doença. Ele começa a quimioterapia amanhã. Os médicos optaram por esse tratamento para tentar preservar o órgão.

Ex-presidente Lula está com tumor na laringe, diz hospital
Lula é um exemplo e vai vencer doença, diz Dilma
Doença de Lula repercute na imprensa internacional
Políticos brasileiros lamentam doença do ex-presidente Lula

O fumo pode ter sido a causa para o câncer, segundo o oncologista Artur Katz

Ex-fumante de cigarros, Lula gosta de cigarrilhas, hábito que dividia com o seu vice, José Alencar, morto em março deste ano, após lutar por mais de 15 anos contra um câncer.

Os dois também costumavam tomar "uns golos", como dizia Alencar. O álcool é um fator de risco a mais para a evolução da doença. Mas também existem causas virais e não é possível ainda afirmar o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula.
Lula descansa em sua casa em São Bernardo e aparece na sacada com o neto Pedro no colo
Paulo Whitaker/Reuters

Lula descansa em sua casa em São Bernardo e aparece na sacada com o neto Pedro no colo
O tumor na laringe tem cerca de 3 cm, segundo a Folha apurou com médicos do hospital.

Katz disse que o tumor "não muito grande" foi descoberto na manhã de ontem. "As chances de cura são excelentes."

Antes de deixar o hospital, Lula recebeu a visita do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que relatou tranquilidade do ex-presidente.

"Dona Marisa, Lula estão tranquilos, confiantes, porque o problema dele tem cura. Foi pego no início, então as perspectivas são boas."

Na quinta-feira (27), Lula comemorou seu aniversário de 66 anos no instituto que leva seu nome. Em uma pequena cerimônia com funcionários, na sede da organização, em São Paulo, o ex-presidente ganhou um bolo.

Fonte:Folha de S.Paulo