domingo, 30 de outubro de 2011

Balanço Cancelas prejudicam travessia de mais de 132,6 mil mogianos por dia

As sete passagens de nível de Mogi das Cruzes concentram grande número de veículos, bicicletas e pedestres
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

A cancela da avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, perto da rotatória do Habibs, é a mais movimentada: 1.948 veículos a cada 60 minutos
A cada hora 7.045 veículos, 257 bicicletas e 3.323 pedestres - totalizando 11.050 pessoas - passam pelas sete passagens de nível existentes em Mogi. Se levado em consideração que o maior fluxo de pessoas e carros ocorra das 7 às 19 horas, num período de 12 horas, poderíamos dizer que ao menos 132,6 mil mogianos (motoristas pedestres ou ciclistas) são afetados diretamente, em caso do fechamento das cancelas da CPTM. O número pode ser ainda maior, uma vez que os dados da Secretaria Municipal de Transportes não estão atualizados e são de alguns anos atrás.


Segundo o levantamento, a via que concentra maior fluxo de automóveis é a avenida Manoel Bezerra de Lima Filho: 1.948 veículos a cada 60 minutos. Como a cancela não precisa ser fechada o tempo todo, uma vez que até César de Souza, a concessão da linha pertence à MRS Logística, o caos no trânsito não é tão grande.


Contudo, naquele ponto, há outro gargalo: a praça Kazuo Kimura, chamada de rotatória do Habibs, que recentemente recebeu semaforização para auxiliar na travessia de pedestres.


As avenidas Cavalheiro Nami Jafet e Valentina Mello Freire Borenstein estão em segundo e terceiro lugares, respectivamente, no que se refere ao volume de carros: 1.074 e 1.035 carros a cada hora. Por servir de acesso à via Perimetral e, consequentemente à Mogi-Dutra (SP-88), as duas passagens não suportam a quantidade de veículos. 
Em diversas vezes do dia é comum ver enormes filas de carros aguardando abertura das cancelas, após a passagem dos trens. Nos horários de pico, quando o intervalo de circulação dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é menor que dez minutos, há o caos no trânsito.


Já a da Cabo Diogo Oliver registra a passagem de mil veículos por hora. Entretanto, no que se refere à passagem de pedestres e ciclistas, esta passagem, assim como a Dr. Deodato Wertheimer, no centro comercial da cidade, são campeãs: 61 bicicletas e 1.808 pedestres por hora e 71 bicicletas e 800 pedestres a cada 60 minutos, respectivamente.


Fonte:Mogi News